Ainda não se vacinou? A vacinação itinerante estará nesta sexta-feira (24), na Subsecretaria de Políticas para Juventude (Subjuv), com o objetivo de jovens e adolescentes de 12 a 18 anos atendidos na subsecretaria.

Mais de 150 pessoas frequentam a subsecretaria diariamente, para palestras e cursos. Mesmo com o objetivo de vacinar os jovens, a imunização será aberta para toda a população, seguindo calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

A Subjuv está localizada na Rua Antonio Maria Coelho, 2.641, terceiro andar. O atendimento será das 8h às 16h45, sem intervalo.

A vacinação itinerante visa levar a vacinação a bairros de maior vulnerabilidade e locais de grande circulação de pessoas, como os supermercados, shoppings e feiras, a fim de oportunizar o acesso da população à vacina e ampliar a cobertura vacinal.

O secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, disse que as ações são para ajudar a população que ainda não se vacinou por diferentes razões.

“Se a gente consegue atender 100 pessoas, que seja, já é um número considerável e bastante importante, porque certamente seriam pessoas que deixariam de tomar a vacina”, disse.

Até o momento, foram vacinadas mais de  4,6 mil pessoas nos itinerantes.

As ações já aconteceram nos bairros Dom Antonio Barbosa e Santa Luzia, supermercados nas Moreninhas, Santo Antônio, Noroeste, Paulo Coelho Machado e São Conrado, além do terminal de transporte coletivo Bandeirantes.

Números

Campo Grande é a capital com maior número de pessoas imunizadas. Até o momento,  635.209 pessoas receberam a primeira dose, o que representa 70% da população. 523.059 já estão imunizadas com a segunda dose, o que representa 57.73%. Campo Grande já aplicou 1.209.603 doses de vacinas contra a Covid-19.

Nesta sexta-feira a vacinação voltou a ser destinada para aplicação de todas as doses.

Qualquer pessoa acima de 12 anos pode tomar a primeira dose. Para a segunda dose, quem recebeu AstraZeneca até 25 de julho; Coronavac até 2 de setembro e Pfizer até 31 de agosto, apenas para pessoas de 18 anos ou mais.

Adolescentes de 12 a 17 anos devem esperar o prazo de 12 semanas para poder tomar a segunda dose, conforme a Resolução n° 211/CIB/SES.

Além disso, continua a aplicação da terceira dose em idosos de 60 anos ou mais e em jovens de 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão, com apresentação do laudo médico.

Os jovens precisam ter tomado a segunda dose, no mínimo, há 28 dias. Já os idosos, até 21 de maio.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO