Este 13 de agosto de 2021 cai em uma sexta-feira. A sexta-feira 13 é conhecida popularmente e mundialmente como o “dia do azar”.
A superstição desaconselha que pessoas cruzem com um gato preto na rua, passem debaixo de escadas e quebrem espelhos, pois essas convicções podem causar desgosto.
Gatos pretos são perseguidos, torturados e mortos em sextas-feiras 13 e halloweens devido às superstições atribuídas ao animal.
O medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.
Já o medo específico do número 13 é chamado de triscaidecafobia.
Diversas crenças e culturas antigas aludem o “13” como um número de má sorte, irregular, infelicidade e sinal de infortúnio.
O dia é considerado amaldiçoado por vários motivos. Alguns deles são:
- A morte de Cristo ocorreu em uma sexta-feira, conhecida como sexta-feira da Paixão
- O grande dilúvio ocorreu em uma sexta-feira na tradição judaica
- A carta de número 13 representa morte no Tarô
- O Rei francês Felipe IV ordenou perseguição e tortura de templários em 13 de outubro de 1307, sexta-feira
- Na Santa Ceia reuniram-se 13 pessoas na mesa, sendo que duas delas morreram em seguida por mortes trágicas
Na numerologia, o 12 é considerado um número completo
- Os 12 meses no ano
- As 12 tribos de Israel
- Os 12 apóstolos de Jesus
- Os 12 deuses do Olimpo
- Ou os 12 signos do Zodíaco
- Os conjuntos de mesa para um jantar são compostos por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos
O autônomo Waldir Bosso afirma ter um “pé atrás” com a sexta-feira 13, ainda mais no mês de agosto, por conta da energia negativa vibracional nesta data.
“Se tiver que fazer alguma coisa, preferimos deixar pra outro dia porque achamos que é um dia muito carregado de energias ruins. Se puder prefiro deixar qualquer compromisso pra outro dia”.
De acordo com Waldir, sexta-feira é 6º dia da semana. A soma de 13 (1+3) é 4. Mês de agosto é 8. A soma de 6 + 4 + 8 é igual a 18. A soma de 6 + 6 + 6 também é igual a 18. Portanto, 6 6 6 é o número da “besta”.
A profissional de ciências contábeis, Amanda Fernandes, acredita nas superstições de sexta-feira 13.
“Quando acordo, coloco o pé direito no chão para atrair sorte neste dia. Viro as costas para gato peto e bato na madeira três vezes para espantar o azar”.
A autônoma Marcia dos Santos Gomes nasceu em uma sexta-feira 13 e conta que seu parto foi sofrido.
“Mãe falou que sofreu uns três dias. Na época não tinha ultrassom na cidade. Você sofria sem saber se seria parto cesariana ou normal”.
Além disso, conta que não nasceu muito saudável. “Tive bronquite na infância e naquela época era tudo muito difícil a medicina não era tão evoluída quanto hoje”.
Márcia diz que cresceu ouvindo que quem nasce em uma sexta-feira 13 seria azarado, mas que não acredita nessa superstição.
“Se eu falar que nada nunca foi fácil na minha vida, mas acredito que não seja por eu ter nascido em sexta feira 13. [Risos]”.
FONTE: CORREIO DO ESTADO