A primeira remessa de vacinas contra Covid-19, com 1,5 milhão de doses da Janssen, da empresa americana Johnson & Johnson, chegou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (GRU) na manhã desta terça-feira (22) em um voo da United Airlines.

A Secretaria de Estado de Saúde disse ao Correio do Estado que não há previsão de data de chegada das vacinas e nem o quantitativo destinado à Mato Grosso do Sul.

O Brasil esperava três milhões de doses da Janssen, mas a carga trazida foi reduzida pela metade.

De acordo com o Ministério da Saúde, o envio foi cancelado pela própria Janssen. A empresa americana Johnson & Johnson não explicou o motivo do cancelamento.

O governo do estado de Mato Grosso do Sul havido confirmado o recebimento de 38,4 mil doses da vacina.

Porém, com carregamento reduzido pela metade, a SES aguarda nova contagem de doses do Ministério da Saúde para Mato Grosso do Sul.

As vacinas vencem na próximo domingo (27), mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estendeu o prazo de validade para quatro meses e meio. Anteriormente, a validade era de três meses.

Por meio de nota, a Anvisa afirma que a aprovação “foi baseada em uma criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina tende a se manter estável pelo período (4,5 meses)”.

Janssen

A Janssen será a quarta vacina contra Covid-19 a ser aplicada em Mato Grosso do Sul. Produzida pela empresa americana Johnson & Johnson, possui eficácia geral de 66%.

Para casos graves, sua eficácia é de 76,7% após 14 dias da vacinação, e de 85,4% após 28 dias da vacinação, de acordo com abula da vacina.

Ao contrário de outros imunizantes, a Janssen é aplicada em apenas uma dose, de 0,5ml. Pessoas com mais de 18 anos podem tomar a vacina.

A vacina deve ser armazenada em freezer na temperatura entre -25ºC e -15ºC.

Quando retirada do congelador, deve ser refrigerada nas temperaturas de 2ºC à 8ºC. Uma vez descongelada, a vacina não pode ser congelada novamente.

As reações adversas à vacina mais comuns são dor no local da injeção, dor de cabeça, fadiga, dor muscular, náusea e febre.

Pedidos

Mato Grosso do Sul esperava receber por volta de 210 mil doses da Janssen, após solicitações feitas ao Ministério da Saúde.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, disse no mês passado que solicitou ao Governo Federal o fundo de reserva de 5% das três milhões de doses que seriam destinadas ao Brasil.

“Há informações não oficiais que nós haveremos de receber esse fundo de reserva acrescido de 50 mil doses que virão”, afirmou Resende em 11 de junho por meio de live, quando estava “confirmado” o lote de três milhões de doses à ser enviado para o Brasil.

Além disso, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems) havia enviado um ofício ao Ministério da Saúde solicitando que as três milhões de doses da vacina Janssen fossem enviadas ao Estado, mas o pedido foi negado.

 

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO