O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirma que 70% das doses da Pfizer serão destinadas à aplicação da terceira dose em idosos e 30% serão reservadas para vacinação em adolescentes.
O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (27) por meio de live transmitida em uma rede social.
A maioria dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul estão vacinando a faixa etária de 12 anos. Com isso, é possível iniciar o reforço da imunização em idosos.
“Vamos fazendo esse balanceamento, para terminarmos a vacinação nos adolescentes de 17 a 12 anos e também focar nos idosos e nas pessoas imunossuprimidas”.
O objetivo é aumentar a imunidade da faixa etária de pessoas acima de 60 anos e diminuir o número de casos e mortes em idosos vacinados.
De acordo com Resende, idosos e pessoas não vacinadas representam a maior parte de internações e óbitos por Covid-19 atualmente em Mato Grosso do Sul.
“Quem hoje está indo a óbito, ocupando leitos, de UTI no MS são idosos a partir de 60 anos e pessoas não vacinadas”.
Campo Grande iniciou a aplicação da terceira dose em idosos na tarde desta quinta-feira (27).
A Capital aplica nesta sexta-feira a dose de reforço em pessoas acima de 85 anos que tomaram a segunda dose até 28 de fevereiro, de acordo com calendário da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
A nova remessa de vacinas da Pfizer que chegou na tarde desta quinta-feira possibilitará o avanço da imunização em idosos e adolescentes.
“As vacinas que chegaram ontem em Mato Grosso do Sul terão um novo endereço. Mais uma vez somos o primeiro estado a iniciar a vacinação de idosos”.
Além disso, Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado do Brasil a iniciar a imunização em adolescentes.
Decisão do Ministério da Saúde aponta que adolescentes devem ser vacinados apenas com a vacina da Pfizer.
Ritmo da vacinação
De acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul tem 72,64% de pessoas vacinadas e 42,79% imunizadas contra Covid-19.
Isso representa 1.806.087 sul-mato-grossenses que receberam a primeira dose, 967.282 que receberam a segunda dose e 234.729 que receberam a dose única.
Campo Grande tem 67,97% de vacinados e 44,27% de imunizados, segundo dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Este número representa 615.900 campo-grandenses que tomaram uma dose da vacina e 401.161 pessoas que tomaram as duas doses ou dose única.
Mato Grosso do Sul é o primeiro estado do país no ranking de aplicação da segunda dose, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
FONTE: CORREIO DO ESTADO