O prazo para declarar o Imposto de Renda termina na próxima quarta-feira (31) e, de acordo com a Receita Federal, em Mato Grosso do Sul cerca de 65 mil contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão.
Conforme os dados divulgados na tarde desta segunda-feira (29), 487 mil sul-mato-grossenses já declararam seus impostos. O esperado para o Estado é que 552 mil sul-mato-grossenses contribuintes prestem contas à Receita.
Como já publicado pelo Correio do Estado, para o ano passado eram esperadas 478 mil declarações, mas, foram registradas 513 mil contribuições, o que representou um aumento de 7,2% de contribuintes em MS.
É relevante lembrar que quem ainda precisa prestar contas tem uma hora a menos, já que o horário estipulado segue o de Brasília, onde o prazo se encerra às 23h59. Ou seja, para quem mora em MS, o tempo para contribuição vai até às 22h59.
Quem perder o prazo deverá pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165,74, caso tenha imposto a restituir, até o limite de 20% do imposto devido.
Além disso, os inadimplentes com a Receita podem enfrentar dificuldade para conseguir créditos, já que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ficará com a situação irregular. Também existe a possibilidade de cair na “malha fina”, quando a Receita passa a investigar o patrimônio da pessoa, o que pode levar à acusação de crime de sonegação fiscal.
RESTITUIÇÃO
Na quarta-feira passada (24), a Receita Federal abriu a consulta para o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda deste ano. Na oportunidade também serão restituídos valores residuais de exercícios passados.
O crédito bancário será feito no último dia para declarar o imposto, ou seja, na quarta-feira (31). A devolução de valores devidos começará pelo público prioritário, contemplando idosos acima de 80 anos e, também , aqueles que têm entre 60 e 79 anos.
Também alcançará contribuintes com deficiência física ou mental e também aqueles cuja maior fonte de renda é o magistério. Quem optou pela restituição via Pix também são os primeiros na fila para receber os valores.
O pagamento do crédito é realizado diretamente na conta bancária ou pela chave PIX informada pelo contribuinte no momento da declaração. Caso o dinheiro não seja disponibilizado de alguma dessas formas, o valor ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano.
Neste caso, o cidadão poderá agendar o crédito pelo Portal BB, que pode ser acessado clicando aqui. Também é possível buscar por atendimento pelos seguintes telefones:
- Capitais: 4004-0001
- Outras localidades 0800-729-0001
- Atendimento para deficientes auditivos: 0800-729-0088
FONTE: CORREIO DO ESTADO