A Receira Federal paga, nesta terça-feira (31), R$ 70.143.958,85 referente ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Este lote contempla 54.625 contribuintes em Mato Grosso do Sul.
A consulta ao quarto dos cinco lotes de restituição de 2021 foi aberta no dia 24 de agosto.
O crédito bancário será realizado na conta informada durante a declaração do imposto.
Recebem a restituição neste lote os contribuintes que têm prioridade legal, sendo idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Também recebem a restituição neste lote os contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 16 de agosto deste ano.
Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
Em todo o Brasil, 3.819.743 contribuintes receberão a restituição neste lote, totalizando o valor de R$ 5,1 bilhões.
Consulta
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal.
No endereço eletrônico, basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”.
Na consulta também é possível ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.
Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza ainda o aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do IR e à situação cadastral no CPF.
Com ele é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral.
Caso a restituição tenha sido liberada, mas o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
O contribuinte também poderá fazer o agendamento no site do BB.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio do Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda, na opção Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária.
FONTE: CORREIO DO ESTADO