Conforme o Boletim Focus do Banco Central (BC), divulgado na última segunda-feira (14), as projeções do Produto Interno Bruto (PIB) de MS indicam um crescimento de 1,6% em 2022.
Em escala nacional, a média das projeções do mercado voltou a subir, passando de 0,42% para 0,49%.
Com o índice de MS, o Estado deve ocupar a 3º posição do ranking nacional, ficando atrás apenas do Pará com 3,1% de crescimento e, dividindo o segundo lugar, Rondônia e Mato Grosso com 1,8%.
As projeções indicam um crescimento em 18 dos 27 estados do país.
Entretanto, mesmo com a maioria dos estados indicando crescimento, a média nacional fica baixa em razão devido a 4 estados com pior desempenho, pois possuem maior peso na economia brasileira.
Entre esses estados estão São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal. Juntos eles respondem por quase metade da riqueza nacional (46%).
PIB de outros anos
No ano passado, o PIB de MS registrou crescimento de 3,1%, enquanto em 2020 o Estado passou por uma retração de -1,6%.
Já no país todo, o PIB cresceu 4,7%, em 2021, segundo o IBGE.
Expansão por regiões
Conforme estudo da Tendências Consultoria, a maior expansão está prevista para a região Norte.
O crescimento será em virtude da valorização das commodities, dos investimentos em infraestrutura e de resultados positivos do agronegócio, segundo estudo da Tendências Consultoria.
A região Centro-Oeste também fica entre as que colhem os frutos da alta das commodities e produção agrícola.
Segundo a economista e sócia da Tendências, Camila Saito, a produção de commodities deve aumentar ainda mais este ano com minério de ferro e alimentos.
Já as demais unidades da Federação deverão ficar estagnadas.
Fonte: Correio do Estado