Durante a 8ª Mostra de Experiências Municipais em Saúde, organizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS/MS) nesta sexta-feira (5) em Campo Grande (MS), a Prefeitura Municipal de Jardim, por meio de equipe da Secretaria Municipal de Saúde, apresenta uma experiência exitosa ocorrida no município referente à Atenção Básica em Saúde.

Jardim concorre na categoria ImunizaSUS junto a outros dez municípios de Mato Grosso do Sul, sendo que apenas quatro serão selecionados para a Oficina Nacional, sendo um por cada macrorregião.

Os ganhadores terão passagem, hospedagem e a inscrição custeada pelo CONASEMS para concorrer na etapa nacional, que será realizada durante o 37º Congresso do CONASEMS, entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia (GO).

Trata-se do projeto Vacinação e Sistema Único de Saúde, projeto iniciado em 2021 e que melhorou o índice vacinal do município em meio à pandemia de Covid-19.

A apresentação será feita pela secretária-adjunta de Saúde, Lívia Maria Silva Oliveira, e pela auxiliar de enfermagem Rosana Aparecida de Oliveira.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ivanildo Ribeiro, havia baixo índice vacinal no município e foi preciso planejar uma estratégia conjunta para solucionar o problema.

A metodologia foi aplicada inicialmente no ESF I “Dr. Reinaldo de Arruda” para implantação do projeto piloto, sendo posteriormente estendida aos outros seis ESFs.

Conhecimento técnico e união de esforços

“Contratamos um curso técnico que foi ministrado a todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem em sala de vacina e BCG; implantamos o Planificasus, uma metodologia que integra todo o sistema da rede SUS, com regulamentação do plano operacional padrão em todas as salas de vacina, e isso se estendeu a toda a Atenção Primária do município”, explicou o secretário de Saúde.

Ele recordou que foi iniciada a busca ativa com um empenho maior junto aos agentes comunitários de saúde e com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação de forma que chegasse aos beneficiários de programas sociais.

“Observamos quem era parte de grupos prioritários, como recém-nascidos, diabéticos, idosos, entre outros, e reforçamos ações com esses grupos. Pactuamos junto à Secretaria Municipal de Educação a exigência da caderneta de vacinação atualizada das crianças da rede pública de ensino. E com empresas privadas conseguimos prêmios para sortear entre os vacinados, todo esse conjunto de ações estratégicas resultaram no aumento da cobertura vacinal”, explicou o secretário.

Outro ponto importante foi o envolvimento da prefeita de Jardim, Clediane Matzenbacher, que entendeu o desafio e se dedicou à causa, participando ativamente dos processos.

“Em toda campanha de vacinação, ela faz questão de estar junto, chamar as pessoas, explicar a importância da imunização, participar das reuniões conosco, fazer o registro fotográfico com o nosso Zé Gotinha, incentivando a imunização. Ela é um exemplo para nós e nos ajuda muito com a imagem dela em nossas campanhas de vacinação”, pontuou.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO