Um forte esquema de segurança, com reforço policial e detectores de metais, foi montado para a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta sexta-feira (12), em Campo Grande.

O presidente participa, nesta manhã, de evento no frigorífico JBS, na saída para Sidrolândia. Ele irá acompanhar o primeiro envio de carne do frigorífico para a China, após anúncio de ampliação das exportações.

Segundo o Governo Federal, a visita é também para que o presidente conheça de perto todo o processo da indústria, desde o controle de qualidade até o embarque para o exterior.

Com relação a segurança de Lula, a responsabilidade é do Gabinete de Segurança Institucional.

Conforme o Comando Militar do Oeste (CMO), o Ministério da Defesa acionou a Coordenação de Segurança de Área. Em Campo Grande, as ações estão sendo reguladas pelo Centro de Coordenação de Operações do CMO e executadas pelo 20º Regimento de Cavalaria Blindado e Órgão de Segurança Pública.

No trajeto que a comitiva presidencial irá passar, várias viaturas policiais foram estrategicamente posicionadas.

Ele deve desembarcar na Base Aérea de Campo Grande, onde várias viaturas da Polícia Militar aguardam e devem fazer a escolta do presidente.

No percurso, também há viaturas da Polícia Rodoviária Federal e outras da PM em pontos da Avenida Duque de Caxias e Gunter Hans. A Polícia Militar também presta apoio com o Batalhão do Choque.

Na JBS, além do policiamento, também reforçado, a entrada é permitida apenas para pessoas autorizadas que, além de se identificarem, precisaram passar por um detector de metal.

Por fim, a estrutura montada no local tem “cercadinhos” para evitar que uma multidão se aproxime do presidente.

Agenda

O presidente cumprirá apenas a agenda na JBS em Campo Grande.

Conforme reportagem do Correio do Estado, o presidente do PT regional,  Agamenon do Prado, afirmou passagem do presidente pela Capital será rápida.

“Vai ser em evento bem rápido mesmo e vai ser ali na JBS, vai ser de acesso restrito porque é só um evento simbólico de embarque das primeiras toneladas de carne para a China. Ele participa do evento e volta para Brasília.

O presidente da República virá a Campo Grande anunciar a ampliação das exportações de carne do Brasil para a China.

O evento deve ser realizado na unidade da JBS da Capital, de onde será despachado o primeiro carregamento dos 38 frigoríficos brasileiros recém-habilitados para exportar para a China.

Além das duas unidades da JBS de Campo Grande, a Marfrig em Bataguassu, a Boibras em São Gabriel do Oeste, e a JBS de Naviraí, também estão estão habilitados para exportar carne para China.

A intenção da agenda é aproximar o presidente da República do agronegócio, setor mais alinhado com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

É a primeira vez que Lula vem a Mato Grosso do Sul desde que assumiu o cargo em 2023, para o terceiro mandato como presidente.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO