Na tarde desta segunda-feira (25) 135 autoridades civis e militares foram homenageadas com a concessão da Medalha Tiradentes, maior honraria dada pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

A homenagem é prestada para aqueles cidadãos que, no desempenho de suas funções, desenvolveram trabalhos relevantes para a corporação militar do Estado, em favor da segurança pública e do crescimento da instituição.

Entre os mais de 100 homenageados estão o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Carlos Eduardo Contar, o Comandante do Comando Militar do Oeste, General de Exército Fernado José Sant’Ana Soares e Silva e o Chefe do Estado Maior do CMO, General de Brigada Jayro Rocha Júnior, a Coordenadora-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul, Glória Suzuki, o Delegado da Receita Federal no Estado, Thiago Andre Hering, promotores, vereadores, prefeitos, oficiais e praças da PM e policiais civis.

Além disso, receberam a honraria o ex-secretário de Infraestrutura de MS e pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, Eduardo Riedel, bem como o secretário adjunto de Governo, Flávio César.

A medalha é batizada em homenagem a Tiradentes, patrono das polícias militar e civil do Brasil, considerado o mártir da inconfidência mineira, ele serve de inspiração para os militares de todo o país.

Na oportunidade, foram formados 230 novos sargentos, que passaram por curso de aperfeiçoamento, com duração de 1.080 horas-aula, realizada pelo Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap)

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Antônio Carlos Videira, esteve na ocasião e falou a respeito dos investimentos realizados pelo governo na Polícia Militar.

“É indispensável para os números que foram produzidos investimentos feitos, desde a aquisição de armas, equipamentos de proteção individual, renovação da frota, capacitação, melhorias nas instalações, então hoje além de nós estarmos entregando policiais formados e capacitados”, disse Videira.

Os novos sargentos são oriundos de diversos municípios do estado, como Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã. O curso era requisito para a promoção de cabo para sargento.

Fonte: Correio do Estado