Operação flagrou 54 motoristas dirigindo embriagados após saírem de show da Expogrande, na madrugada desta qunta-feira (21), em Campo Grande.
A blitz foi realizada pela PRF, Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), Guarda Civil Metropolitana e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).
Conforme balanço divulgado pela PRF, foram realizados 904 testes do bafômetro, sendo constatados que 54 motoristas estavam bêbados.
Além dos casos de infração por mistura de álcool e direção, também foram recolhidos 11 veículos que apresentavam algum tipo de irregularidade.
A Expogrande, que neste ano não tem feira agropecuária, apenas show, está sendo realizada no estacionamento do Shoppingo Bosque dos Ipês.
Na noite de ontem, a atração foi a dupla sertaneja Henrique e Juliano.
A blitz realizada faz parte da Operação Tiradentes, que visa coibir infrações de trânsito durante o feriadão.
A fiscalização intensificada na Expogrande é devido ao evento ocorrer próximo ao trecho de rodovia, na saída para Cuiabá.
Além dos testes do bafômetros, os policias também auxiliam no trânsito, devido ao aumento exponencial de fluxo na região durante a festividade.
Operação Tiradentes
A operação começou nessa quarta-feira (20) e segue até domingo (24).
Além das blitze na região da Expogrande, foi intensificada a fiscalização em todas as rodovias federais de Mato Grosso do Sul.
O foco da operação é a alcoolemia ao volante e, para as abordagens, 40 etilômetros serão utilizados pelos 580 policiais que irão reforçar as ações. Os agentes estarão distribuídos em nove delegacias e 23 Unidades Operacionais.
Além disso, também serão verificadas outras infrações, como ultrapassagens indevidas, uso de cinto de segurança e transporte de crianças na cadeirinha adequada.
O objetivo é coibir os delitos mais comuns ou potencialmente perigosas para a segurança do trânsito.
Neste ano, não haverá restrição de tráfego para veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes.
A última Operação Tiradentes foi realizada em 2019, quando foram registrados 12 acidentes, sendo três graves, com 20 pessoas feridas e nenhuma morte. Houve 894 autos de infrações gerais.
Em relação à alcoolemia, 2.444 testes com o etilômetro foram realizados. Desses, 28 motoristas foram flagrados, sendo seis destes foram presos.
Em 2020 e 2021 a operação não foi realizada devido à pandemia de Covid-19.
Fonte: Correio do Estado