A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (23) a consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda. Os contemplados com a restituição vão receber os valores na sexta-feira (30) e o dinheiro cai direto na conta informada no preenchimento da declaração.

Em Mato Grosso do Sul, os valores desse lote chegam a R$ 104 milhões distribuídos para 74,2 mil contribuintes. Além dos grupos prioritários, aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX também entram neste lote.

O primeiro lote pagou 53.746 contribuintes, que receberem o total de R$ 100.149.653,85 da Receita Federal.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicando aqui. Lá, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Além disso, a página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Próximos pagamentos

O segundo lote da restituição está previsto para 30 de junho. Entretanto, as demais restituições do IR ocorrerão nas seguintes datas:

  • 31/7 – Terceiro lote
  • 31/8 – Quarto lote
  • 29/9 – Quinto e último lote

Pagamento da restituição

O pagamento da restituição cai na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda de forma direta ou por indicação de chave Pix. O primeiro lote foi pago no dia 31 de maio – último dia para prestar contas ao Leão.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficam disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando este endereço, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Entretanto, caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

 

FONTE: MIDIAMAX