A cerimônia do Oscar 2022, que premiou “No Ritmo do Coração”, e acabou sendo ofuscada pelo tapa na cara que Will Smith desferiu em Chris Rock. “Duna” foi o grande acumulador de estatuetas (6 no total), embora todas técnicas. O resultado foi previsível e as estatuetas foram bem distribuídas. Mas teve gente que decepcionou, seja levando menos prêmios do que se esperava, ou mesmo saindo da festa de mãos vazias. Confira abaixo a lista dos perdedores do Oscar 2022.

Flee

A animação dinamarquesa fez história ao concorrer em três categorias: Melhor Documentário, Filme Internacional, além de obviamente, Melhor Longa Animado. Ficou sem nenhum dos três. Perdeu para duas barbadas – Encanto (e o forte lobby da Disney) em Animação e o japonês Drive My Car em Filme Estrangeiro. Parecia ter mesmo chances mais concretas em Documentário. Mas perdeu para o ótimo “Summer of Soul”.

Licorice Pizza

As chances reais do nostálgico longa de Paul Thomas Anderson, que concorria também a Filme e Direção, residiam em Melhor Roteiro Original, na qual tinha até um certo favoritismo disputado com Não Olhe Para Cima. Mas acabou caindo diante da “zebra” Belfast.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Não era favorito em sua única categoria (Efeitos Visuais), mas era, talvez, o único oponente que oferecia algum perigo ao favoritaço Duna, muito mais por sua popularidade – lembrando que a cerimônia do Oscar 2022 foi toda direcionada para recuperar a audiência perdida nos últimos anos – do que por merecimento (vale lembrar que o filme foi lançado com efeitos inacabados, só finalizados para o lançamento em Blu Ray). E, de fato, ficou provado que estava ali só mesmo como convidado.

Tick Tick… Boom!

Não era favorito em nenhuma das duas categoria em que disputava (Melhor Ator e Edição), mas acreditava-se que Andrew Garfield pudesse surpreender.

O Beco do Pesadelo

O longa de Guillermo Del Toro, além de dividir opiniões entre cinéfilos e fãs do vencedor do Oscar de 2018, acabou saindo de mãos abanando da festa, com a  previsível derrota em Melhor Filme, e também onde tinha boas chances, como Figurino e Direção de Arte.

Não Olhe Para Cima

O longa da Netflix não tinha chances em Melhor Filme, mas havia chances de faturar Roteiro Original. Mas foi vencido pela surpresa de “Belfast”.

Ataque dos Cães

O filme de Jane Campion era o líder de indicações e vinha com voracidade na temporada de premiações, abocanhando tudo o que via pela frente. Foi derrotado no Sindicato dos Produtores por No Ritmo do Coração (o termômetro do Oscar de Melhor Filme), mas mesmo que perdesse o prêmio principal, poderia fazer bonito em outras categorias. Ficou apenas com o Oscar de Melhor Direção, em que não houve confronto direto com “Coda”.

Drive My Car

Uma certa decepção para quem esperava que o longa de Ryusyki Hamaguchi fosse o “Parasita” de 2022. Indicado a Melhor Filme e Direção, acabou se contentando mesmo com o de Melhor Filme Estrangeiro, em que era barbada.

Fonte: Ambrosia