O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul intensificou as atividades da “Operação Pantanal 2022”, que tem como objetivo combater os focos de incêndio no Pantanal sul-mato-grossense.
A operação começou há 42 dias, teve uma pequena pausa durante poucos dias em que os focos se reduziram, mas desde o dia 4 de julho vem se intensificando.
Mais equipes foram enviadas para as regiões que estão registrando mais focos nos últimos dias, com atividades concentradas em Nhecolandia (Passo do Lontra) e na região do formigueiro (Paraguai mirim).
Agora, os bombeiros contam com o reforço da “Air Tractor”, uma aeronave capaz de comportar mais de 3 mil litros de água. Além disso, são duas novas guarnições de combate a incêndio florestal localizadas na região do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (Abobral), com a participação de oito militares.
Também estão disponíveis mais duas guarnições para apoio no município de Porto Murtinho, com mais nove militares. As autoridades ficam em alerta nesse período, quando o tempo fica mais seco e não há previsão de chuva.
No momento, 35 bombeiros militares estão envolvidos em ações na região pantaneira, muitos em locais de difícil acesso.
Aumento de focos de incêndio
Um levantamento realizado pelo Correio do Estado mostra que os focos de incêndio aumentaram em 26,89% no Pantanal sul-mato-grossense em comparação com o mesmo período de 2021.
Já são 673 casos, 181 a mais do que 2021 (492).
FONTE: CORREIO DO ESTADO