Apenas ao longo do mês de janeiro, Mato Grosso do Sul registrou 158 casos de infecções por Dengue, os dados foram retirados da atualização semanal da secretaria de Estado de Saúde (SES).
Por enquanto, 19 cidades registraram casos da doença, sendo que o maior número é de Campo Grande, com 68 confirmações.
Em segundo lugar, com um quantitativo bem expressivo vem Rio Brilhante, com 50 casos.
As outras cidades que também confirmaram infecções foram: Corumba, com 9 casos, Três Lagoas e Corumbá, com 6 cada uma, Aparecida do Taboado, Bonito, Dourados, Maracajú e Ponta Porã, com 2 casos cada, e, com apenas 1 confirmação por região, Anaurilândia, Antônio João, Bela Vista, Caarapó, Chapadão do Sul, Deodápolis, Japorã, Jardim e Terenos.
Apesar de estar entre os locais com somente uma confirmação até o momento, o município de Antônio João está no topo da lista de maior incidência por número de notificações de Dengue. A população local é de 9.020 mil habitantes e, de acordo com o boletim, há 36 prováveis casos na cidade.
Ao todo, em janeiro, Mato Grosso do Sul marcou 724 notificações da doença e nenhum óbito.
O ano que registrou maior número de mortes foi 2020, com 42 óbitos, já o menor índice foi de 2017, com apenas 3.
Ainda conforme o boletim da SES, por até o momento foi identificada a sorotipagem do vírus da dengue em apenas três municípios, sendo que a DENV-2, assim como no ano passado, continua com a maior taxa, 2,5%.
O outro sorotipo detectado foi da DENV-1; 96,2% das cidades ainda não apresenta dados referentes.
Fonte: Correio do Estado