Na Capital, as lojas funcionam das 9h às 20h de 3 a 10 de dezembro e das 9h às 22h de 12 a 23 de dezembro. Aos domingos, dias 11 e 18 de dezembro, o comércio abre das 9h às 18h.
A queda de casos, mortes e internações por Covid-19 incentiva o consumidor à ir as compras presencialmente, sem receio de ser contaminado pelo vírus.
Números divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelam que 86,3% dos consumidores pretendem adquirir produtos em lojas físicas.
Os presentes preferidos são roupas, calçados e acessórios (68,8%), brinquedos (45,5%), móveis e eletrodomésticos (5,4%) e celulares e notebooks (3,2%).
De acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), trocas de presentes e festejos natalinos devem movimentar R$ 272,497 milhões na economia em Campo Grande e R$ 816 milhões em Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande, somente o Natal é responsável por aproximadamente R$ 186 milhões e o Ano Novo R$ 86,5 milhões.
Segundo o analista-técnico do Sebrae-MS, Carlos Henrique de Oliveira, o movimento no comércio promete ser grande e empresários devem estar preparados para receberem a alta demanda de clientes.
“Nesse período de Natal é importante que o empresário ‘arrume a casa’, pois previsão é que o volume de presença de pessoas seja maior. Saber receber esses clientes, ter equipamentos, infraestrutura, produtos e condições de pagamento é necessário para que o público aproveite as oportunidades”, disse.
A secretária municipal de Finanças e Planejamento, Márcia Helena Hokama, afirmou que o 13º salário ajuda tanto o consumidor – que compra e paga contas – quanto o comerciante – que vende -.
“Este é um momento de festas, de natal, de união das famílias, de compra de presentes e também de colocar as contas em dia”, afirmou.
Pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) aponta que 77% dos empresários esperam vender mais nesta época de fim de ano.
Em 2021, os comerciantes estavam um pouco mais otimistas: 79,61% estavam com boas expectativas de vendas, no mesmo período do ano passado.
Dentre os otimistas, 42%, preveem vendas entre R$ 101 e R$ 200; 23% gastos entre R$ 51 e R$100; 21% acreditam que os consumidores gastarão acima de R$ 200 e 10% creem que o gasto será de até R$ 50. A pesquisa foi realizada com 101 empresários.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Renato Paniago, as promoções de fim de ano beneficiam tanto empresários, quanto consumidores e ambos saem satifeitos e no lucro.
“Além do movimento tradicional do comércio para fomentar a compra de presentes, os consumidores também podem esperar por promoções em dezembro, já que 80% dos empresários entrevistados sinalizaram que devem fazer liquidações após o Natal”, ressaltou.