O município de Jardim, em Mato Grosso do Sul, comemora hoje (14), 75 anos de fundação.
Em respeito às normas de biossegurança e à situação pandêmica do coronavírus, a comemoração foi celebrada apenas para autoridades e transmitida em live no Facebook oficial do Município de Jardim.
Na rede social, foi postado também a ação que a prefeitura está realizando nesta semana de comemoração. Através da Secretaria de Obras, um mutirão de limpeza está fazendo a limpeza no centro da cidade.
Conforme o Vice Prefeito e Secretário de Obras, Geraldo Alencar, estão sendo feitos serviços de pintura de meio fio, retirada de entulhos, melhorias nos acostamentos das ruas e manutenção das praças.
História
A história de Jardim inicia durante a guerra do Paraguai, quando as forças brasileiras realizaram a célebre retirada da Laguna e José Francisco Lopes foi escolhido para guia da Laguna.
Por conhecer a região, ele fundou às margens do rio Miranda, uma fazenda com o nome de Jardim, dedicada totalmente a pecuária.
Nas margens do rio, José faleceu e seu corpo foi enterrado no acampamento onde estão coronéis e soldados mortos pela cólera.
Hoje, este local é chamado de Cemitério dos Heróis.
Em 1934, ao surgir a necessidade da construção de uma rodovia que ligasse o município de Aquidauana a Porto Murtinho e Bela Vista, a Comissão de Estradas de Rodagem n°3 (C.E.R-3) comprou parte da fazenda Jardim, realizando o assentamento no dia 14 de Maio de 1946 para atender os servidores da Comissão.
Diante do loteamento das terras e vendas de lotes, o município começou sua estruturação geográfica e populacional.
Seus primeiros moradores foram operários de construções da rodovia, permitindo o município se tornar uma cidade-pólo e ter uma boa posição geográfica.
No dia 13 de setembro de 1948, foi criado o Distrito de Jardim, através da Lei nº. 119/48, e em 11 de dezembro de 1953, através da Lei nº. 6771/53, naquele ano, o governador do estado de Mato Grosso, Dr.Fernando Corrêa da Costa, criou o município de Jardim através da Lei nº. 6771/53, nomeando o dia como data oficial de sua emancipação.
Atualmente, o município é conhecido por suas riquezas naturais, como por exemplo o Rio da Prata, que possui águas cristalinas e diversas espécies de fauna e flora em suas profundezas.
Além disto, seus artesanatos, eventos e áreas de camping – ideais para quem gosta de ficar em contato com a natureza, são áreas de destaque.
FONTE: CORREIO DO ESTADO