Os cidadãos que pretendem transferir o título de eleitor devem se apressar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não aceitará novas solicitações após o dia 4 de maio, data limite para transferência e 150 dias antes do pleito.

O eleitor que mudou de endereço nos últimos meses e pretende votar no local onde reside, precisa realizar a transferência do município de votação. A alteração pode ser feita pela internet, através do site Título Net. O serviço é gratuito.

Para requerer a transferência o eleitor precisará estar residindo, há pelo menos três meses, no município escolhido. Também é indispensável que o esteja sem multas eleitorais.

Ao fazer a solicitação o cidadão deve preparar a documentação que será anexada ao requerimento: documento oficial de identidade com foto (frente e verso); comprovante de residência recente; comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito) e de quitação do serviço militar.

Além disso, o solicitante também deverá fazer uma selfie segurando, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera.

O TSE orienta que não sejam utilizados adereços que dificultem a identificação, como, por exemplo: óculos, bonés, gorros, entre outros.

A Alteração do local de votação poderá ser conferido no aplicativo E-Título, entre 20 a 30 dias. Caso eleitor queira verificar a mudança, poderá ligar, munido do número do protocolo do pedido, no Fórum Eleitoral de Mato Grosso do Sul, pelo telefone (67) 2107-7000.

Fonte: Correio do Estado