O Ministério Público Federal abriu investigação para apurar possível esquema de favorecimento de uma empresa que presta serviços de hemodiálise pelo Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande de Dourados (HU-UFGD).
O inquérito civil foi aberto neste início de março, e tem o objetivo de “investigar a indevida utilização, pela empresa Centro de Nefrologia de
Dourados Ltda. (CENED), da estrutura física e do quadro de pessoal do Setor de Nefrologia do Hospital Universitário da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), para a realização do procedimento de ‘Implante de Cateter Tipo Tenckhoff ou Similar para DPA/DPAC’”.
A abertura da investigação decorre de uma denúncia anônima feita ao Serviço Municipal de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) de Dourados, que já foi investigada no município e no próprio hospital. O material anônimo apontava para um esquema de “fraude e corrupção” no hospital.
A denúncia anônima acusava dois funcionários do hospital, que internavam os pacientes no HU, e direcionavam os procedimentos para a Cened, clínica da propriedade de ambos.
Agora, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) terá 10 dias para responder o Ministério Público Federal, sobre como funcionavam os procedimentos de hemodiálise, e se havia direcionamento dos pacientes à clínica ligada aos médicos do hospital.
Fonte: Correio do Estado