Uma medida provisória  publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU) pelo governo federal, diminui a tributação sobre os gastos de brasileiros em viagens internacionais.Segundo a medida, a  redução do imposto será de 25% para 6% a partir de 2023, a ação pode baratear diárias de hotéis e aluguéis de carro.

De acordo com a MP, a alíquota do imposto sobre a renda retido na fonte (IRRF), que incide nas remessas ao exterior destinadas à cobertura de gastos pessoais de brasileiros em viagens fora do país.

Desta forma, com a queda do IRRF, quando o viajante pagar por uma diária de hotel em uma agência de turismo, seja por site ou em loja física, o custo final é menor, entretanto, o governo não divulgou qual será o impacto financeiro dessa alteração para a União.

Com a medida, a alíquota passará por alterações durante cinco anos. Em 2023 e 2024, a alíquota será reduzida de 25% para 6%. Depois, terá um crescimento de 1% ao ano.

  • 2023 e 2024: alíquota de 6%
  • 2025: alíquota de 7%
  • 2026: alíquota de 8%
  • 2027: alíquota de 9%.

A alteração na tributação visa melhorar a competitividade das agências brasileiras de turismo após dois anos de pandemia.

A mudança também é válida para pagamentos feitos por brasileiros a pessoas físicas ou jurídicas instaladas no exterior para cobertura de gastos pessoais durante viagens de turismo e de trabalho, até o limite de R$ 20 mil ao mês..

Cabe ressaltar que toda medida provisória tem validade de até quatro meses e, nesse período, precisa ser aprovada no congresso para ser transformada definitivamente em lei.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO