Mato Grosso do Sul foi eleito o primeiro estado a imprimir o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão foi tomada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O novo modelo será predominantemente verde e amarelo e começará a ser emitido a partir do dia 1º de junho.
Além dessa mudança, agora o documento também vai brilhar no escuro. A estratégia busca dificultar a falsificação e auxiliar na segurança dos condutores. Para isso, a nova CNH contará com recurso tecnológico de holograma e impressão reativa a luz ultravioleta.
A mudança segue a resolução 886, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), aprovada em dezembro de 2021.
Outras modificações foram feitas na nova versão da carteira de motorista válida em todo território nacional, a assinatura do condutor também mudou de lugar, agora ela ficará abaixo da foto. Já as categorias registradas no documento ficarão marcadas por desenhos de veículos.
Quanto a indicação de CNH temporária ou definitiva, estarão marcadas no canto superior direito pela letra P ou D.
De acordo com a diretora de Habilitação do Detran-ms, quem possui a CNH válida ou renovou recentemente não precisa se preocupar.
“O documento na versão atual continuará valido. Mas caso o condutor queira ter o documento no novo modelo, deverá ser solicitada a segunda via, mediante recolhimento das taxas de serviço”, destaca.
Fonte: Correio do Estado