Mato Grosso do Sul sai na frente e inaugura, nesta segunda-feira (11), a primeira agência do Departamento de Trânsito 100% digital do Brasil. Através do ponto, com quatro totens, instalado no espaço localizado ao lado do Fort Atacadista (anexo ao Shopping Norte Sul), o público poderá acessar todos os serviços disponíveis no portal do Detran.
“É o portal de serviços espelhado aqui. É bem simples, intuitivo e vai ter servidor aqui. Igual no caixa automático do banco tem uma pessoa para orientar no serviço e tirar dúvida, sempre vai ter uma funcionária para observar o que está dando errado, ela não vai fazer, mas vai orientar”, explica o coordenador de comunicação do Detran-MS, Fernando Rodrigues.
De segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16h30, será possível imprimir o CRLV, guias diversas como a do licenciamento, multas, consultar débitos, emitir guias e realizar por ‘pix’ e cartão de débito, solicitar renovação da CNH, solicitar segunda via de CNH, e fazer a atualização de endereço, além de outros diversos serviços.
Além disso, será possível baixar e imprimir documento do veículo, assim como pagar licenciamentos e demais guias.
Detran digital
Dados do Detran apontam que, hoje, 80% dos serviços atendimentos pelo Departamento em Mato Grosso do Sul são realizados por meios digitais. Com base no movimento do atacadista, de 90 mil pessoas no mês — segundo o Shopping Norte Sul —, estima-se que a unidade deverá suprir a demanda de pessoas que ainda procuram agências sem necessidade.
Conforme o diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, Robson Alencar, a ideia do projeto Detran Digital é “deixar os serviços de ‘internet’ ainda mais acessíveis para toda a população”.
Diversos serviços, hoje, já podem ser feitos de forma digital, como consulta e renovação da CNH; mudança de provisória para definitiva; emissão da 2.ª via; além de serviços ligados aos veículos, infração, recursos, credenciamento e inclusive agendamento para atendimento presencial.
Ainda, com essa agência digital, todos os ‘shoppings’ da Capital possuem agora a presença do Departamento de Trânsito, sendo que a unidade presente no Pátio Central continua sendo a maior de todo o Mato Grosso do Sul.
FONTE: CORREIO DO ESTADO