Alterando a resolução 456, de dezembro de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu que, a partir do dia 22 de maio, os voos que circulam pelo Brasil poderão voltar a oferecer serviços de alimentação a bordo. Dessa forma, os passageiros estão autorizados a retirarem suas máscaras no momento de comerem, mas deverão usar a proteção durante todo o restante do tempo.
De acordo com o site Melhores Destinos, o uso de máscaras ainda será obrigatório em todos os voos e aeroportos no Brasil e o desembarque continuará sendo feito por fileiras, com o objetivo de reduzir as aglomerações no corredor do avião e os riscos de contágio pelo vírus da Covid-19.
A Anvisa ainda recomenda que o serviço de bordo seja feito da forma mais breve possível para que os passageiros não fiquem sem máscara por muito tempo. Os resíduos sólidos deverão ser recolhidos de forma adequada e com atenção especial quando forem copos, colheres e pratos, por exemplo, por entrarem em contato direto ou indireto com a boca
A Agência ainda permitirá que o transporte de passageiros nos espaços internos dos aeroportos voltem a usar a capacidade máxima de ocupação.
Em voos da Europa e Estados Unidos o uso de máscaras em aviões já não é mais obrigatório, mas ainda é recomendado pelas autoridades de saúde.
FONTE: CORREIO DO ESTADO