A unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF 6) Dr. Carlito Martins de Oliveira recebeu na quarta-feira (19 de julho) 65 pessoas para ação do Julho Amarelo, campanha de conscientização quanto às hepatites virais.
Foram realizados 65 testes de rápidos testes de hepatite B e C, Sífilis e HIV e distribuídos brindes aos pacientes, que também receberam orientações em saúde para serem replicadas em seus locais de trabalho e casas.
Segundo a farmacêutica Luana Gleice, coordenadora do ESF 6, a ação é realizada em parceria com o Serviço de Atenção Básica (SAE), e integra a campanha Julho Amarelo realizada em todo o país, alinhando o município de Jardim às ações da Secretaria de Estado de Saúde e ao Ministério da Saúde.
As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. O avanço da infecção compromete o fígado sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão.
Na maioria das vezes são infecções silenciosas que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão, podendo até mesmo levar à morte do paciente.
Fonte: Assessoria de Comunicação Pref. de Jardim