Começa amanhã (17) a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. Até o dia 23, atletas de todo o Estado competem na Capital através do futsal e do basquetebol.
Realizado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), competem atletas com faixa etária de 15 a 17 anos.
“Além do esporte, estamos levando uma oportunidade de socialização entre os sul-mato-grossenses, em um ambiente saudável para nossos jovens”, afirma. “Desta forma, não criamos apenas bons atletas, mas cidadãos conhecedores orgulhosos de seu Estado”, comenta o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho.
Considerada a principal competição escolar de Mato Grosso do Sul, os Jogos da Juventude foram freados pela pandemia, sendo que 2021 teve edição com número reduzido de participantes.
De acordo com a Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e de Lazer (Gedel) da Fundesporte, a previsão é que a 20.ª edição tenha número recorde de participantes, com 1.068 atletas (719 no masculino e 349 no feminino), de 58 municípios.
Vale ressaltar que na edição de 2022 os municípios participam por seleções, isto é, equipe formada por estudantes-atletas representantes de várias instituições de ensino públicas e/ou privadas.
Assim, o formato alinha-se à etapa nacional, os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Em 2022, o evento terá Aracaju (SE) como cidade-sede, entre 1º e 18 de setembro.
boa causa
Importante frisar que esse evento colabora com a Campanha do Agasalho e o município que entregar mais agasalhos para a campanha ganhará um Kit esportivo da Fundesporte.
Até mesmo as pendências ou substituições para regularizar sua documentação poderão ser sanadas através de doações de alimentos ou agasalhos.
Para os participantes é bom lembrar que até mesmo a Delegação que chegar ao recinto após o horário determinado para o credenciamento, deverá entregar 10 kg de alimentos pelo atraso, mais o quantitativo de pendêncas ou substituições, ou equivalente em agasalhos.
FONTE: CORREIO DO ESTADO