As inscrições para ingressar nos cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul abrem nesta segunda-feira (9). São 532 vagas divididas entre Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
De acordo com o edital o ingresso será no segundo semestre deste ano e as vagas estão disponíveis nas formações de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Pesca.
Já para a licenciatura, os interessados podem concorrer nos cursos de Computação e Química. Na área da tecnologia, as oportunidades são para o curso de Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão do Agronegócio, Jogos Digitais, Processos Metalúrgicos, Produção de Grãos, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.
As inscrições e os cursos são oferecidos de forma totalmente gratuita e para concorrer basta que o candidato tenha feito o Enem desde 2012 e tenha tirado zero em nenhuma das redações. É preciso ter, também, o certificado de conclusão do ensino médio até a data da matrícula.
A inscrição deve ser feita usando o CPF próprio do candidato, uma vez que é preciso autorizar que o Instituto consulte o resultado obtido pelo interessado na prova do Enem.
A seleção será feita usando a maior nota obtida pelo candidato nas edições do Enem consideradas para a avaliação. A nota total é o somatório das diferentes áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias) e da redação.
Ainda conforme consta no edital, metade das vagas são destinadas para pessoas que cursaram o ensino médio completo em escola pública. Contudo, o candidato precisa manifestar seu interesse em concorrer dentro dessa modalidade.
Das vagas reservadas, metade são para pessoas com renda familiar bruta igual ou menor que um salário mínimo e meio per capita.
Para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e às pessoas com deficiência será garantida a mesma proporção de vagas relativa à soma desses públicos na população de Mato Grosso do Sul.
As demais vagas reservadas são para os candidatos com renda per capita maior que um salário mínimo e meio, também respeitando as cotas para pretos, pardos, indígenas e às pessoas com deficiência.
Para confirmar a autodeclaração, os candidatos pretos e pardos serão convocados para bancas de heteroidentificação. Já os indígenas deverão apresentar a documentação especificada no item 6.2 do edital de abertura.
O edital de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção do IFMS.
Fonte: Correio do Estado