Maior tenista brasileiro, tricampeão de Roland Garros e ídolo de gerações, Gustavo Kuerten realizou, nesta quinta-feira (21), sua primeira visita à Capital Sul-mato-grossense.

O ex-atleta participou da 10º edição do Encontro Nacional Escola Guga (ENEG), evento que tem duração de três dias e recebe gestores e funcionários de Escolas Guga de todo o país.

O evento teve mais de 150 inscrições, e conta com mais de 40 palestras a serem realizadas de quinta à sábado.

Na tarde desta quinta-feira (21) Guga realizou a  premiação a todas as unidades que conquistaram o prêmio de excelência. Após a entrega dos selos, respondeu perguntas de coordenadores de sedes presentes e conversou com a imprensa.

Após a recepção calorosa que recebeu em sua primeira visita à Campo Grande, Guga brincou: “Talvez em outra vida eu já passei por aqui, porque a turma me trata com carinho, cara. Eu chego e parece que eu sou um membro da família. De fato, a maior recompensa que aconteceu na minha carreira é a forma como as pessoas me vêem, recebem e o afeto relacionado ao que vai além do esforço de uma pessoa”, completou.

Para Kuerten, é sempre especial estar no meio da garotada, sabendo que são crianças que não o viram nas quadras, mas conheceram sua história através da família ou da própria Escola Guga.

Durante a cobertura, uma história interessante: Rafael Ferrari, de 10 anos, começou a treinar tênis na escola há 3 anos, inspirado em Gustavo Kuerten, e apresentou – de forma mais significativa e apaixonada – o esporte para os pais.

“Eu estava procurando mais um esporte para fazer, porque eu gosto muito de fazer futebol, e aí eu fui procurar outro e gostei do tênis, que também usa a bola.”

O aluno também contou que foi o primeiro da sua turma, e que evolui no esporte a cada dia. Para ele, o evento de hoje foi uma chance única de conhecer o ídolo.

“Hoje foi um dia muito especial para mim, porque eu conheci meu ídolo, o Guga. É muito legal conhecer ele, uma chance única. Estou muito feliz, porque eu comecei a jogar por causa dele e assisto a muitos jogos dele.”

O treinador da unidade de Florianópolis, Flavio da Rosa Junior, viajou a Campo Grande para o evento. Em entrevista, relatou que a convivência próxima a Kuerten é sempre inspiradora.

“Acho que a gente (da Escola Guga de Florianópolis) é muito privilegiado por ser de Florianópolis também, a gente acaba tendo mais contato com ele do que as outras unidades, então é um grande privilégio. E o que é mais tocante nisso é que é sempre inspirador quando a gente está com ele. Ele foi sempre muito simpático e muito querido, então ter ele perto, para nós, é ainda mais estimulante, porque a gente consegue contar essas histórias e realmente apontar ‘ó, foi aquele cara ali que fez’, e as crianças também se sentem um pouco mais próximas. Acima de tudo, além da inspiração, sempre me sinto privilegiado por estar perto dele e poder tocar esse projeto junto”.

O evento acontece até sábado, e só tem entrada permitida aos inscritos.

Atualmente, existem 35 unidades da Escola Guga espalhadas por todas as regiões do país, que contam com mais de 5 mil alunos matriculados.

Gustavo Kuerten

Maior tenista brasileiro, conhecido por Gustavo Kuerten e apelidado carinhosamente de labrador humano (por sua carisma), o atleta fez história durante sua carreira.

Seu primeiro grande feito foi ajudar o time brasileiro a derrotar a equipe austríaca na Copa Davis de 1996, que levou o Brasil à primeira divisão do campeonato.

Em 1997, seu primeiro ano atuando como profissional, chegou à posição de 2º melhor jogador brasileiro, atrás apenas de Fernando Meligeni.

Ainda em 1997, Guga se tornou o primeiro tenista brasileiro (homem) a vencer na categoria Simples um torneio de Grand Slam, vencendo o Roland Garros. Para a conquista do título, precisou derrotar os três últimos vencedores da competição.

Em 2000 e 2001 voltou a vencer Roland Garros, se tornando tricampeão do Grand Slam da França.

Em 2008 anunciou sua aposentadoria, e decidiu dedicar sua vida à paixão pelo esporte, e começou a Escola Guga.

Kuerten também possui um instituto e a própria empresa de gestão de carreira.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO