O governo japonês informou, nesta segunda-feira (04), que está considerando declarar estado de emergência em Tóquio e em mais três cidades nos arredores da capital.
A especulação se deve pelo aumento no número de casos registrados do novo Coronavírus. No último 31 de dezembro, o Japão teve um recorde, 4.520 confirmações em 24h.
Um outro critério para a tomada de decisão são as Olimpíadas. Os jogos deveriam ter acontecido este ano, mas devido à pandemia a programação acabou sendo adiada para 2021.
Além disto, é necessário manter os danos econômicos na menor taxa possível
O ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, encarregado das medidas contra o novo coronavírus, disse que o governo decidiria sobre o estado de emergência “o mais rápido possível”, após ouvir especialistas.
A gestão de Tóquio e de outras três prefeituras vizinhas já solicitaram a declaração que, caso seja aprovada, passará a valer a partir de sexta-feira (08).
Com o decreto, o objetivo é que a população evite saídas não essenciais e/ou não urgentes após as 20h, durante o período de um mês. Bares e restaurantes também precisariam seguir a restrição.
Apesar das análises, dentre as informações, o governo comentou não ter apoio significativo do primeiro-ministro, Yoshihide Suga, na adoção de ações mais rígidas.
Fonte: Correio do Estado