A chegada de uma nova frente fria deve provocar chuva e queda nas temperaturas a partir desta segunda-feira (31) em Mato Grosso do Sul.
Uma massa de ar polar começa a entrar no Rio Grande do Sul neste sábado (29), contribuindo para queda nas temperaturas em diversos Estados.
“A frente fria será fraca, mas a massa polar será forte e trará bastante frio. Não é para guardar os casacos, pois a frente fria com nova massa de ar polar continua ao longo da semana”, afirma o meteorologista Nathálio Abrahão.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alerta para tempestade no extremo sul a partir de segunda-feira até a manhã do dia seguinte. Após isso, ventos frios de origem polar se espalham, derrubando as temperaturas.
Em Campo Grande, as temperaturas podem atingir 6°C. “O frio vai se consolidar na terça e na quarta-feira”, explica Nathálio.
O meteorologista aponta que ainda não é possível afirmar com precisão quando o frio vai embora. “É uma massa de ar que conforme vai avançando, vai crescendo”.
Em Sete Quedas, por exemplo, pode registrar 12ºC na segunda-feira. Ponta Porã deve registrar mínima de 14ºC e Dourados 15ºC.
De acordo com o Inmet, deve chover em algumas áreas do centro-oeste, sul e leste de Mato Grosso do Sul, incluindo a região de Campo Grande. Com previsão de geada, os termômetros podem chegar a 4°C na região sul do Estado.
São esperados ventos de intensidade fraca a moderada com rajadas em todo Estado. Os índices de umidade do ar variam entre 35% a 40% ao longo da semana. O ideal é de 40% a 70%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo recomendações do Ministério da Saúde, em tempo seco, as pessoas devem beber dois litros de água por dia, evitar atividades físicas entre 9h às 15h e colocar um balde de água no quarto para facilitar a respiração.
FONTE: CORREIO DO ESTADO