Ainda se recuperando da pandemia da Covid-19, o segmento de franquias apresenta retomada econômica forte na comparação entre o segundo trimestre de 2020 e este ano. Em dois anos, o faturamento das unidades em funcionamento em Mato Grosso do Sul subiu 58,83%.
De acordo com os dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF), o faturamento do 2º trimestre deste ano fechou em R$ 685,354 milhões. Aumento de 12,6% em relação ao resultado de 2021. Já no ano mais calamitoso da pandemia, o faturamento do 2º trimestre de 2020 ficou em R$ 431,481 milhões.
Apesar de as franquias apresentarem dois anos fortes no agregado, o economista Marcio Coutinho afirma que, se analisado friamente, o faturamento de um ano está um pouco acima da inflação medida para Mato Grosso do Sul.
Ele argumenta que, se considerarmos a inflação oficial até o término do segundo semestre, quando o indicador de 12 meses marcou 11,89%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ganho real não é tão grande.
“A conclusão é que esses 12,6% são uma correção natural do faturamento das empresas, uma correção inflacionária. Obviamente teria um pouquinho de ganho real, mas é muito pequeno”, analisa.

RETOMADA

Nestes dois anos, o setor passou por duas etapas: a primeira foi o aumento do número de unidades abertas de 2020 para 2021, quando o Estado registrou 168 novas franquias, uma variação de 7,17%.
No mesmo período foi registrada uma retomada forte do faturamento, saindo de R$ 431,481 milhões em 2020 para R$ 608,538 no ano seguinte, alta de 41%.
A segunda etapa demonstrou uma retomada dos empregos ofertados pelo setor. De 2021 até o segundo trimestre deste ano, foram gerados 1.787 empregos diretos pelas franquias presentes em MS, alta de 9,3%. Isso é um número vastamente maior do que os postos criados entre 2020 e 2021, quando o setor criou 28 novas vagas.
Para a diretora da Regional Centro-Oeste da ABF, Cláudia Vobeto, a retomada da empregabilidade é um dos grandes destaques dos dados para Mato Grosso do Sul.
“Destacaria a geração de empregos como um dos principais pontos positivos. Também houve alguns setores favorecidos pelo crescimento de faturamento. Entre eles, casa e construção e lazer e entretenimento – este último, levado à estagnação por conta da pandemia, tem se recuperado com força no último ano”, comenta.
Conforme os dados da ABF, os três setores que mais cresceram em faturamento no último ano foram entretenimento e lazer (31,6%), casa e construção (21,9%) e saúde e beleza (21,8%).
Cláudia cita também o setor de reparos automobilísticos, que teve um crescimento interessante nos últimos dois anos. Este ano, o crescimento acumulado para essa atividade chegou a 39,44%.
“Nós percebemos que esses serviços automotivos tiveram uma alta considerável. Em vez de as pessoas trocarem de carro, elas decidiram reformar, trocar o banco e consumir mais serviços de reparo e manutenção”, explica a diretora.

VANTAGENS

Com marcas já conhecidas do público consumidor, os especialistas consultados pelo Correio do Estado afirmam que este talvez seja o principal ponto positivo de administrar uma franquia.
Cláudia Vobeto comenta que a grande vantagem para o empreendedor é ter uma rede de apoio já estabelecida. “Tudo vem praticamente pronto pela rede.
Os produtos já foram testados e comprovados, a marca verificada, a qualidade dos produtos tem respaldo com o público, etc. Isso sem falar na campanha de marketing alinhada com a rede e um público determinado. Então, a franquia nasce na frente de outros negócios”, relata.
Coordenador do curso de Economia da IBS Américas, Flavio Mesquita Saraiva aponta o reconhecimento do público como o principal trunfo desse modelo de negócios.
“O consumidor tem a expectativa de que vai consumir algo de qualidade. Se ele faz uma viagem, a chance de ele escolher um hotel de rede é muito alta, porque ele sabe que o padrão de qualidade é igual em qualquer lugar do mundo. Esse é o mesmo caso das franquias”, explica.
Para Cláudia, o padrão de operação é o ponto em que o empreendedor deve ficar atento. Ela comenta que o sistema, apesar de vir pronto, não é garantia total de sucesso.
Para isso, é fundamental para os interessados terem vontade de se especializar em administração de empresas e marketing e se manter atualizadas em relação ao mercado em que estão se inserindo.
“Eu apontaria o risco menor como a grande vantagem das franquias, porque boa parte da operação já vem resolvida para o franqueado. Ele só não consegue operar se não for bom administrador ou não tiver conhecimento do mercado e do público”, conclui.
FONTE: CORREIO DO ESTADO