Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) divulgou nesta sexta-feira (17) a lista das empresas que mais receberam reclamações em 2021, sendo as concessionárias de serviço público as que mais foram alvo de queixas.
Nesta categoria, a Energisa apareceu em primeira colocação, com 1.734 reclamações, número 50% superior em comparação com o ano passado. Em segunda, aparece a Águas Guariroba, com 1.333 reclamações, aumento de 15%.
Superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão explicou que as reclamações são feitas em procedimento individual, na própria sede do Procon, ou no site da entidade.
“O procedimento individual não é fiscalização, fiscalização são aqueles que o Procon abre um procedimento. Então não necessariamente as empresas foram multadas, pode ter tido acordo”, explicou.
Em seguida está a Claro (963); 14 Brasil Telecom Celular (899); e Telefonica do Brasil, responsável pela Vivo e GVT, (803).
Atrás das concessionárias de serviço público, estão as instituições bancárias, sendo o Banco Bradesco com mais reclamações, (624); seguido do Banco BMG (491); Caixa Econômica Federal (491); e Banco Santander (402).
As reclamações no geral também aumentaram, sendo registrados 21.750 atendimentos ao público, acréscimo de 15% comparado ao ano anterior.
“São vários motivos: no caso de energia, contas muito alta, condições de parcelamento; de água, pode ter sido pagamento; em telefonia, o cancelamento contrato, cobrança indevida, etc”, ressaltou Salomão.
Como denunciar
Consumidores podem se dirigir a sede no Procon-MS, localizada na Av. Afonso Pena, 3128, em Campo Grande; ou ainda, através do disque 151. Também é possível reclamar através deste formulário.
A entidade funciona das 7h às 18h30, de segunda a sexta-feira.
Fonte: Correio do Estado