Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) reforçará o efetivo em cerca de 100 militares para atender ocorrências das chuvas previstas para este sábado (23) e domingo (24).
A medida foi alinhada em reunião realizada nesta sexta-feira (22), em razão ao temporal da última sexta-feira (15), que causou vários estragos pela cidade.
A integração se dará entre as seguintes equipes:
- Corpo de Bombeiros;
- Guarda Civil Metropolitana (GCM);
- Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep);
- Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG);
- Energisa;
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur);
- Águas Guariroba
- Coordenadoria Defesa Civil estadual e municipal;
- Polícia Militar (PMMS).
O comandante da Defesa Civil municipal, major Centurião, afirma que as ocorrências serão atendidas conforme a necessidade, e pede calma para a população.
“Não tem como atender todo mundo. Em situações de crises temos que fazer opções”.
Ele também orientou que moradores liguem no número do Corpo de Bombeiros Militar, 193, em casos de emergência.
O tenente-coronel do CBMMS, Fernando Carminati, salientou que no último temporal houve ligações simultâneas para a corporação e Defesa Civil, quando foram deslocadas várias equipes para o mesmo local. Com isso, faz-se necessário concentrar ligações em um único número.
“O cidadão ligava para todos esses números. Os bombeiros iam fazer o corte e depois a Defesa Civil se deslocava para o mesmo lugar onde já tinha sido feito o trabalho e poderia ter sido remanejado. O que ficou combinado [agora] é o 193 que vai condensar essas ocorrências”.
Novas chuvas
Acumulados de chuva de aproximadamente 60mm, raios, ventos de 70km/h e queda de granizo devem atingir grande parte de Mato Grosso do Sul a partir deste sábado (23), de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão.
Há risco de enchentes em Campo Grande, Sidrolândia, Terenos, Maracaju, Dourados e Água Clara no domingo (24).
O tempo chuvoso deve se estender por segunda (25), terça (26), quarta (27) e quinta-feira (28), segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos.
Além disso, o temporal pode provocar novas queda de árvores, suspensão do fornecimento de energia, queima de semáforos e trânsito caótico.
Orientações
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBBMS) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul orientam a população sul-mato-grossense sobre o o que deve ser feito em caso de chuvas fortes:
- Evitar sair de casa;
- Evitar se abrigar debaixo de árvore;
- Evitar estacionar o carro próximo a árvores, outdoors, postes de energia.
A Energisa aconselha que a população mantenha distância de fios caídos em calçadas e acione a concessionária imediatamente através dos números 0800 722 7272 e (67)99980-0698 ou pelo aplicativo Energisa On.
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) emite recomendações durante temporais, chuvas intensas ou vendavais:
- Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;
- Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
- Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio
FONTE: CORREIO DO ESTADO