Nesta quarta-feira (1º) serão empossados os 24 deputados e deputadas estaduais eleitos durante sessão solene de instalação da 12ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS)
A cerimônia será realizada a partir das 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia, na sede do Parlamento.
O presidente Paulo Corrêa (PSDB) conduzirá os trabalhos. Após abrir a sessão, convidará dois parlamentares, de partidos diferentes e das maiores bancadas, para atuarem como 1º e 2º secretários.
Após a prestação do compromisso parlamentar, haverá a chamada dos eleitos e eleitas e será declarada a instalação da nova Legislatura.
Os eleitos que serão empossados:
- Mara Caseiro (PSDB)
- Paulo Corrêa (PSDB)
- Zeca do PT (PT)
- Jamilson Name (PSDB)
- Zé Teixeira (PSDB)
- Lídio Lopes (Patriota)
- Pedro Caravina (PSDB)
- Coronel David (PL)
- Pedro Kemp (PT)
- Lucas de Lima (PDT)
- Junior Mochi (MDB)
- João Henrique Catan (PL)
- Gerson Claro (PP)
- Londres Machado (PP)
- Antonio Vaz (Republicanos)
- Rafael Tavares (PRTB)
- Renato Câmara (MDB)
- Amarildo Cruz (PT)
- Neno Razuk (PL)
- Pedrossian Neto (PSD)
- Lia Nogueira (PSDB)
- Marcio Fernandes (MDB)
- Roberto Hashioka (PSDB)
- Rinaldo Modesto (Podemos)
Eleição e suplência
Após os discursos das autoridades, será convocada sessão extraordinária para eleição da Mesa Diretora. Os eleitos para os cargos de presidente; 2º vice-presidente; 3º vice-presidente; 1º secretário; 2º secretário; e 3º secretário conduzirão o Parlamento Estadual pelos próximos dois anos – 1ª e 2ª sessões legislativas.
De acordo com o Regimento Interno da ALEMS, a eleição da Mesa Diretora será feita por meio de votação nominal e aberta.
Será eleita a chapa, ou o candidato individual ou avulso, que tenha recebido a maioria absoluta dos votos. Não há tempo determinado para a definição dos novos integrantes da Mesa Diretora.
Após a proclamação dos eleitos e posse, o presidente eleito fará a leitura do termo de posse e fará o primeiro pronuciamento já no comando da ALEMS.
A sessão será encerrada com a convocação de nova extraordinária. Também haverá a votação da resolução que concede licença ao deputado Caravina, bem como a leitura do termo de posse de João César Matogrosso (PSDB), primeiro suplente.
FONTE: CORREIO DO ESTADO