Contestação de cobrança e contrato são os itens mais demandados entre os serviços questionados por consumidores junto aos canais de atendimento da Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul (Procon/MS).

De acordo com o Procon/MS, só em maio, foram registrados 2.217 atendimentos. Os cartões de crédito, débito e de lojas são os líderes no ranking com 368 ocorrências, seguido pelo crédito consignado, energia elétrica e internet fixa ou banda larga, com empate de 109 queixas formalizadas.

No período, a lista com os cinco setores na qual obtiveram mais reclamações dos da população inclui empresas de telefonia fixa (94), móvel pós-paga (82) e reclamações sobre aparelho celular (67).

No ano de 2022, o Procon/MS realizou 23.110 atendimentos e 6.968 reclamações fundamentadas. As reclamações fundamentadas são aquelas que demonstram a legitimidade entre as partes (consumidor e fornecedor) com elementos capazes de mostrar a verossimilhança e que não foram prontamente solucionadas pelo fornecedor.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO