O Governo de Mato Grosso do Sul acompanha de perto o andamentos das obras da ponte em Porto Murtinho, que passar pelo rio Paraguai, ligando o Brasil ao país vizinho.

A execução desta obra é a primeira em solo sul-mato-grossense, de várias que vão tirar a Rota Bioceânica do status de projeto e alça-la como realidade.

De acordo com o Governador Eduardo Riedel (PSDB), a ponte sobre o rio Paraguai, está com 20% pronta. “É uma obra em andamento e que conta com Itaipu financiando, com recurso já provisionado. Ou seja, é uma obra que não para”, explica Riedel.

Em evento realizado na quinta-feira (13) na abertura da Expogrande 2023, Eduardo Riedel detalhou o andamento das obras da ponte em Porto Murtinho.

Onde Governador informou que os recursos para a construção das alças de acesso à ponte, no lado brasileiro, já foram alocados no orçamento federal, e o investimento chegará a aproximadamente R$ 100 milhões. A licitação para a obra deve acontecer em maio.

Segundo o Governo do Estado, as obras na Rota Bioceânica no trecho paraguai seguem com 220 km de pavimentação das estradas, na conexão com a Argentina, 30 km de estrada sem pavimentar já estão passando por processo de licitação.

“A Rota Bioceânica é um dos marcos de mudança de patamar econômico de Mato Grosso do Sul que virá acompanhado de bem estar para a nossa população. Trabalhamos para isso”, frisou Eduardo Riedel.

Rota Bioceânica

A Rota Bioceânica vai encurtar em 8 mil km a distância percorrida pelos produtos brasileiros rumo ao mercado asiático, integrando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

O planejamento para tal construção começou em 2021, com a ordem de serviço feita pelo presidente paraguaio Mario Abdo Benitez, em ato na fronteira com a presença do governador Reinaldo Azambuja.

Obra da Ponte

Conforme divulgado pelo Governo do Estado, a ponte internacional com vão suspenso em estilo estaiada sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, está em construção dentro do cronograma de conclusão, prevista para dezembro de 2024.

Segundo a divulgação, a  ponte terá largura de 20,10 metros e quatro pistas, com capacidade para absorver o fluxo esperado de movimentação diuturna de cargas e tráfego de veículos bitrem.

Nas laterais, serão construídas passagem de pedestres e uma ciclovia. A movimentação intensa no canteiro da obra traduz a consolidação de um projeto em realidade: são 320 operários e dezenas de máquinas em operação.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO