Após se manter estável desde a sexta-feira passada (12), o tempo voltou a mudar em Campo Grande na tarde desta terça-feira (16), quando as nuvens ficaram carregadas e o vento chegou a 85 km/h, gerando tempestades de poeira.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mudança foi decorrente da passagem de uma frente fria por todo Mato Grosso do Sul, que sofre influência direta de um ciclone extratropical, aumentando o nível da precipitação.

Ao Correio do Estado, a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, explicou que a frente fria está se deslocando pelo Estado desde a semana passada, quando as temperaturas caíram pela primeira vez desde o começo de agosto.

Ramos ainda acrescenta que as nuvens ficam carregadas por conta do choque térmico entre o tempo quente e a frente fria, além da quantidade de umidade do oceano trazida pelo ciclone.

Ainda de acordo com dados do Inmet, entre esta terça-feira (16) e quarta-feira (17), a previsão é que chova entre 20mm e 30mm, entretanto, esse nível pode atingir 50mm no acumulado do dia.

Por conta do ciclone, as rajadas de vento podem chegar a 60 quilômetros por hora. Além do alerta para tempestades, o sul do MS também está com risco de queda de granizo.

Com a mudança de tempo, a maior parte do Estado fica com o tempo instável até domingo, quando as temperaturas voltam a aumentar gradativamente e as pancadas de chuva começam a cessar.

Previsão do tempo

Conforme o Inmet, nesta quarta-feira (17), na Capital a temperatura na Capital irá variar em 10ºC, ficando entre 20ºC e 30ºC durante o decorrer do dia. Também há previsão para pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Já na quinta-feira (18), o sol quase não aparece, o tempo fica nublado e as temperaturas terão um declínio fica mais acentuado. Campo Grande terá mínima de 13ºC e a máxima não deve passar dos 23ºC.

Na sexta-feira, a influência da frente fria no Estado já será menor, mas dará lugar a uma massa de ar frio, o que derruba ainda mais as temperaturas. Na Capital, a mínima será de 7ºC e a máxima de 17ºC.

No final de semana as temperaturas continuam baixas e com possibilidade de geadas na região Centro-Sul do Estado, o que inclui a Capital. A mínima será de 6ºC e a máxima fica em 22ºC.

Mato Grosso do Sul 

As condições de nuvens carregadas e trovoadas se repetem na maior parte do Estado, com exceção apenas na parte Norte e Nordeste, as quais estão sob alerta apenas de chuvas intensas.

Além do risco de queda de granizo, nesta quarta-feira (17), para a região Centro-Sul também tem previsão para trovoadas e tempestades. Essas condições se mantêm durante a noite.

Após a passagem da frente fria e da massa de ar frio que deixará a maior parte do Estado sob baixas temperaturas, o sol volta a aparecer no domingo (21), quando as temperaturas voltam a subir gradativamente.

De acordo com a previsão do tempo, nesta quarta-feira, a mínima em Ponta Porã será de 17ºC e a máxima de 27º, com nuvens carregadas.

Na cidade, a menor temperatura será registrada na sexta-feira e no sábado, quando os moradores da cidade terão um frio entre 4ºC e 5ºC, com risco de geada.

Já em Dourados, as temperaturas mais baixas atingiram a cidade entre quinta-feira e sábado, com a mínima variando entre 5ºC e 6ºC, novamente com possibilidade de geada.

Na região pantaneira, as temperaturas começam a mudar na quinta-feira (18), com mínima de 14ºC. Já no sábado, a cidade terá tempo firme com mínima de 7ºC e máxima de 23ºC.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO