A nova onda de calor que atingiu Mato Grosso do Sul continua provocando temperaturas extremas. Pelo segundo dia consecutivo, Campo Grande bateu o recorde de calor registrado neste ano de 2023, com 39.4ºc, até às 15h de hoje (23).

Neste domingo (22), os termômetros na Capital chegaram a marca de 38.1ºC, que era o recorde até então. Anteriormente o pico histórico de alta temperatura era de 37.8ºC, dois graus a menos, registrados no dia 18 de outubro.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até as 15h desta segunda-feira (23), seis municípios do Estado registraram temperatura máxima acima de 40ºC. A região de Corumbá, registrou 40.9ºc, Porto Murtinho (41.8ºC), Aquidauana (40.1ºC), Miranda (40.6ºC),  e Coxim (40ºC).

Já conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), sob influência da onda de calor, além da Capital, os municípios de Aral Moreira e Ponta Porã também tiveram novos recordes com valores de 37.7°C e 38°C, respectivamente.

O Cemet emitiu uma previsão do tempo para os próximos cinco dias, de 23 a 27 de outubro. Na terça-feira (24) a previsão indica tempo estável, com sol e variação de nebulosidade porém, ao longo do dia, há mudanças no tempo com probabilidade para a ocorrência de chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e, pontualmente, queda de granizo.

A maior probabilidade de ocorrência das chuvas e tempestades são nas regiões central, sul, sudeste e norte do estado. Essas instabilidades ocorrem devido ao aquecimento diurno, aliado ao deslocamento de cavados.

Estão previstas temperaturas mínimas entre 23-24°C e máximas que podem atingir os 36°C na região sul. Para as outras regiões do estado, temperaturas mínimas entre 24-29°C e máximas de até 37-39°C. As maiores temperaturas estão previstas para as regiões pantaneira, sudoeste e norte do estado.

Em Campo Grande, mínima de 25°C e máximas de até 34°C. Em grande parte do estado, os ventos atuam do quadrante oeste com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50km/h.

Na quarta (25) e Quinta-feira (26), a previsão indica tempo instável, com probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e, pontualmente, queda de granizo.

As instabilidades atmosféricas podem atingir todo o estado, mas o destaque são para as regiões central, sul, leste, nordeste e norte do estado. Essas instabilidades ocorrem devido ao deslocamento de cavados, aliado a uma frente fria oceânica associada ao ciclone extratropical.

Além disso, o transporte de calor e umidade favorece a formação de nuvens e chuvas. Para as regiões sul, bolsão e leste do estado, são previstas mínimas entre 20-24°C e máximas que podem atingir os 33°C. Para as regiões norte, pantaneira e sudoeste, temperaturas mínimas entre 23-26°C e máximas de até 35°C.

Em Campo Grande, mínima de 23°C e máximas de até 31°C. No estado, os ventos variam do quadrante norte e oeste com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50km/h.

Já a partir da sexta-feira (27), a aproximação de uma frente fria, deverá favorecer chuvas com acumulados significativos e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Chuvas

Quanto a tendência meteorológica para os próximos dias, o Cemtec divide a precipitação em dois períodos, sendo o primeiro entre 23 a 31 de outubro e o segundo entre 31 de outubro a 08 de novembro de 2023.

No primeiro período (23 a 31/10), são esperados acumulados de chuvas de até 100-125, com destaque nas regiões sul/sudeste e leste do estado. No segundo período (31/10 a 08/11), os acumulados previstos de até 60 mm, com destaque na região sul do estado.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO