Com as baixas temperaturas registradas em Campo Grande, o acolhimento de pessoas em situação de rua foi intensificado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).

De acordo com o órgão municipal, cerca de 35 pessoas foram acolhidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) desde domingo (27).

Aqueles que aceitam estão sendo encaminhadas para o acolhimento provisório na Escola Municipal Maria Regina Vasconcellos, e posteriormente serão encaminhadas para as Unidades, de acordo com o perfil de cada um.

São elas a Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (UAIFA I), antigo Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante e População de Rua (Cetremi); Casa de Passagem Resgate, que acolhe imigrantes, migrantes e idosos e, a Casa de Apoio São Francisco.

Nas unidades, é possível que os acolhidos realizem a higiene pessoal, recebam atendimento psicossocial e quatro refeições diárias.

Além dos acolhimentos, a SAS também entregou cerca de 80 cobertores.

No total, 13 pessoas recusaram o atendimento.

CORPO DE BOMBEIROS

Durante a madrugada mais fria do ano, nesta terça-feira (29), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul também realizou atendimento e 12 viaturas foram ao socorro de pessoas em estado de vulnerabilidade na Capital.

Foram cerca de 160 pessoas abordadas e 33 cobertores entregues O Corpo de Bombeiros também transportou duas pessoas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as unidades do interior também foram acionadas para realizar atividades semelhantes.

Os atendimentos totalizaram em 185 pessoas abordadas, 55 cobertores entregues e 23 viaturas disponibilizadas.

FRIO INTENSO

Mato Grosso do Sul registrou queda brusca nas temperaturas, chegando a 0º C e com geadas em alguns municípios do Estado.

De acordo com o meteorologista Natálio Abraão, a geada atingiu Campo Grande, registrando 3,9º C na Capital, com sensação térmica de 0ºC.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Estado está sob aviso de risco à saúde, com temperaturas abaixo da média por período entre 3 até 5 dias.

Para alertar a população sobre a situação, a Defesa Civil encaminhou alerta aos celulares cadastrados.

As temperaturas devem permanecer baixas até sexta-feira (2), quando o centro da massa de ar polar se desloca para o oceano, permitindo que o calor volte para a região Centro-Oeste.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO