No duelo com toque de Portugal, melhor para Luís Castro sobre Paulo Sousa. Na manhã deste domingo (8), o Botafogo venceu o Flamengo no Mané Garrincha, pelo Campeonato Brasileiro, por 1 a 0. O placar foi construído com gol de Erison, no começo do segundo tempo.
A derrota acontece em meio a um momento conturbado na Gávea, após as declarações do ex-técnico Jorge Jesus publicadas pelo colunista do UOL, Renato Maurício Prado, na quinta-feira.
Com o resultado, o Alvinegro foi a oito pontos e encostou no primeiro pelotão da competição. O Rubro-Negro, por outro lado, permanece com cinco e vê a zona de rebaixamento se aproximar no retrovisor.
Na próxima rodada, o time da Gávea encara o Ceará, no Castelão, enquanto o Glorioso recebe o Fortaleza no Nilton Santos.
O Flamengo volta a campo na quarta-feira, contra o Altos, em Volta Redonda, pela Copa do Brasil. O Botafogo, na quinta-feira, encara o Ceilândia, no Nilton Santos, pela mesma competição.
O jogo aconteceu no Mané Garrincha porque o Maracanã ficará fechado por um período de 11 dias. Na última quinta-feira, foi iniciado o plantio de sementes de grama de inverno, o que impossibilita a utilização do estádio, atualmente administrado por Flamengo e Fluminense.
Uma troca no mando de campo chegou a ser conversada, mas o Botafogo não topou, e o duelo foi para Brasília.
Semana conturbada
O Flamengo chegou para este jogo após dias tumultuados. Colunista do UOL Esporte, Renato Maurício Prado publicou reportagem bombástica na qual que Jorge Jesus disse querer voltar ao Rubro-Negro e aguardar até o próximo dia 20.
As falas repercutiram mal na Gávea e mexeram com o ambiente, em meio às críticas ao técnico Paulo Sousa.
Desempenho
Com desfalques, o Flamengo entrou em campo com Arão na zaga e uma dupla de volantes formada por Andreas Pereira e Thiago Maia.
O time implementou uma marcação pressão e dificultou bastante a saída de bola do Botafogo.
Aos poucos, conseguiu ganhar campo e se mostrou melhor no primeiro tempo, criando as melhores oportunidades. Gabigol chegou a balançar a rede, mas o gol foi anulado após o VAR apontar impedimento.
No segundo tempo, a equipe cometeu uma falha, deu espaço e viu Erison abrir o placar. Em desvantagem, o time buscou implantar um ritmo mais forte, em busca do empate.
O Botafogo buscou ter mais a posse de bola, mas encontrou dificuldades na saída, diante da marcação adiantada do Flamengo, e foi inferior no primeiro tempo.
Quando conseguiu encaixar a troca de passes, chegou ao campo de ataque, mas falhava no momento de decidir a jogada.
Na volta do intervalo, a equipe de Luís Castro conseguiu achar espaço entre os setores do Fla, e Erison, que era o jogador mais perigoso, abriu o placar.
A partir daí, o jogo ficou mais equilibrado. Porém, pouco depois, o time se mostrou um pouco mais recuado e voltando a cometer erros no meio.
Cronologia
O duelo começou movimentado. O Flamengo tentava pressionar a saída de bola do Botafogo, que investia em trocar passes e acelerar pelas alas.
Desta forma, os dois times foram achando espaços e buscando ganhar terreno.
O time rubro-negro quase abriu o placar com Arão, que recebeu cruzamento de Arrascaeta e, de cabeça, mandou na trave.
Gabigol esteve próximo de balançar a rede. Ayrton Lucas, que havia acabado de entrar na vaga de Filipe Luís, achou Gabigol no meio da zaga adversária.
O camisa 9 recebeu, tirou de Gatito e bateu, mas Cuesta apareceu para tirar.
O Flamengo chegou a balançar a rede, com Gabigol, de cabeça, após bonito passe de Everton Ribeiro. Porém, o VAR apontou posição irregular do camisa 9.
O segundo tempo indicava um cenário parecido, com o Fla pressionando a saída do adversário. Porém, logo no início, o Botafogo conseguiu achar espaço e abrir o placar. Após lançamento de Diego Gonçalves, Arão não conseguiu cortar e a bola ficou com Erison.
O atacante passou por David Luiz e bateu forte. Hugo ainda foi na bola, mas não conseguiu evitar que balançasse a rede.
O Flamengo tentou empurrar o Botafogo para conseguir o empate, e finalizou algumas vezes ao gol de Gatito.
O Alvinegro, por sua vez, permanecia na aposta das saídas em velocidade. Paulo Sousa e Luís Castro fizeram mudanças para tentar dar um gás novo às respectivas equipes.
Uma das alterações de Paulo Sousa foi a entrada de Lázaro na vaga de Andreas. E logo no primeiro lance, o jovem rubro-negro foi para cima e bateu colocado, obrigando Gatito a fazer boa defesa.
Nos minutos finais, o jogo ficou ainda mais agitado. O Botafogo quase fez o segundo com Diego Gonçalves, que finalizou na área e Hugo fez a defesa.
Depois, foi a vez do Flamengo, em contra-ataque que ficou nos pés de Lázaro. Ele finalizou e Gatito pegou.
Nos acréscimos, o Flamengo tentou o empate como pôde. Gabigol, na área, parou em Gatito. Depois, David Luiz perdeu boa oportunidade.
FLAMENGO
Hugo Souza; Isla (Rodinei), Willian Arão, David Luiz e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Andreas Pereira (Lázaro), Thiago Maia (João Gomes), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa
BOTAFOGO
Gatito Fernández; Saravia (Hugo), Kanu, Víctor Cuesta e Daniel Borges; Luís Oyama, Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Del Piage); Gustavo Sauer (Diego Gonçalves), Victor Sá e Erison (Matheus Nascimento). Técnico: Luís Castro
Estádio: Mané Garrincha, em Brasília
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Rafael da Silva Alves (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Andreas Pereira (FLA); Saravia, Oyama, Luís Castro (técnico), Daniel Borges (BOT)
Gols: Erison, do Botafogo, aos 5’/2ºT
Fonte: Correio do Estado