Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um aulão ocorre das 13h às 17h, neste sábado (5), no auditório da Faculdade Senai de Construção, localizado na avenida Rachid Neder, 1939, bairro Monte Castelo, em Campo Grande.
A palestra é gratuita, aberta ao público e será transmitida ao vivo pelo Youtube, neste site. Qualquer aluno, de qualquer escola pode acompanhar o evento tanto presencialmente, quanto virtualmente.
O minicurso é uma ótima oportunidade para refrescar a memória com fórmulas matemáticas, regras de redação e padrões da língua portuguesa, às vésperas da prova. O objetivo é dar aquele gás aos candidatos na reta final de preparação.
O aulão irá revisar conteúdos de redação, história, geografia, biologia, física, química e matemática, de maneira descontraída e animada. Professores irão explicar os principais tópicos das disciplinas cobradas, resolver questões de provas anteriores, tirar dúvidas e interagir com os alunos.
ENEM
O ENEM será realizando nos dias 13 e 20 de novembro, em domingos. Em Mato Grosso do Sul, 43,5 mil estudantes irão realizar a prova.
O Exame possui 180 questões de múltipla escolha e uma redação. O período de inscrições foi de 10 a 21 de maio de 2022 e a taxa cobrada foi de R$ 85,00.
As matérias cobradas na prova são português, literatura, matemática, química, física, biologia, história, geografia, sociologia, filosofia, artes e inglês ou espanhol.
A primeira prova é de Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e meia.
A segunda prova é de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A duração é de 5 horas.
Com o ENEM, é possível cadastrar-se no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Financiamento Estudantil (Fies). A oportunidade serve como porta de entrada para várias universidades públicas e particulares do Brasil e até de Portugal.
No Estado, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Instituo Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) aceitam a nova do ENEM como porta de entrada.
FONTE: CORREIO DO ESTADO