Dados do boletim epidemiológico divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que aproximadamente 112 casos de Covid-19 foram confirmados por hora em Mato Grosso do Sul em 24 horas. Com isso, o Estado resulta 2.687 testes positivos em um dia.
Dentre os casos confirmados, 384 são de Campo Grande, 239 de Dourados, 139 de Coxim, 118 de Ponta Porã, 105 de Aparecida do Taboado, 104 de Corumbá, 104 de Naviraí, entre outros municípios.
A média móvel de casos dos últimos sete dias é de 2.155,3. A taxa de contágio não foi divulgada. Mato Grosso do Sul totaliza 411.872 confirmações desde o início da pandemia.
Existem 284 pessoas hospitalizadas nesta quinta-feira (27). Dentre os internados, 187 estão em leitos clínicos (161 público; 26 privado) e 97 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (80 público; 17 privado).
A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 80%, Dourados 89%, Três Lagoas 83% e Corumbá 70%.
Mato Grosso do Sul contabiliza 14 óbitos nas últimas 24 horas. Com isso, totaliza 9.829 óbitos desde o início da pandemia. Os óbitos são de Sonora, Mundo Novo, Corumbá, Campo Grande e Água Clara.
O primeiro caso da variante Ômicron foi confirmado em 14 de janeiro de 2022 em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a disseminação da variante Ômicron é responsável pelo aumento de casos de Covid-19 no Estado.
“O aumento de casos que temos registrados desde o início do ano em Mato Grosso do Sul pode estar associado a variante Ômicron. Por isso, nós pedimos que quem ainda não se vacinou, vacine-se!”, disse.
Conforme noticiado pelo Correio do Estado, os casos de Covid-19 dispararam, mas a vacinação evitou o colapso. A vacinação é responsável pela queda brusca de mortes e casos graves da doença.
Segundo a secretária adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, a vacinação é importante, pois a circulação está alta.
“Há estudos de que pessoas são internadas ou porque não tomaram a vacina, ou porque não completaram o ciclo vacinal, ou porque estão com alguma dose em atraso”.
Sintomas
Os sintomas comuns da Covid-19 são:
- Tosse seca
- Dor de garganta
- Febre
- Dificuldade para respirar
- Perda do olfato ou paladar
Transmissão
O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:
- Tosse
- Espirro
- Catarro
- Apertos de mão
- Contato pessoal próximo
- Contato com objetos contaminados
Prevenção
Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:
- Vacinação contra Covid-19
- Uso de máscara
- Uso de álcool gel
- Lavagem das mãos com água e sabão
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
- Não compartilhar objetos pessoais
- Ventilar ambientes
- Evitar aglomerações e espaços fechados
FONTE: CORREIO DO ESTADO