O município de Três Lagoas, localizado a 333 km de Campo Grande, comemora nesta terça-feira (15), seu 106° aniversário.

Devido ao cenário pandêmico, todas as atividades que estavam previstas em comemoração ao aniversário da cidade forma suspensas, sem data prévia para ocorrer.

Na programação suspensa, estava as transmissões online feitas pela Prefeitura de Três Lagoas. As homenagens previstas eram a missa campal e a inauguração da Igreja Santo Antônio, que seriam realizadas neste domingo (13).

Três Lagoas é uma das cidades com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do País.

De acordo com a pesquisa PIB divulgada em dezembro de 2020, Três Lagoas ocupava o 80° lugar do ranking de todo o país, com PIB per capita de R$96 639,63 e o 2° maior de Mato Grosso do Sul.

A população é estimada em 117 mil habitantes. Popularmente conhecida como “Cidade das Águas”, Três Lagoas é reconhecida internacionalmente como a “Capital Mundial da Celulose”, isso em razão do crescimento do setor e o aumento de florestas de eucalipto na região.

A cidade também faz parte do bolsão Sul-mato-grossense.

A história

De acordo com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e o Núcleo de Documentação Histórica e Grupo de Educação Tutorial (PET-História), de Três Lagoas, a história iniciou com a vinda dos sertanejos do Triângulo Mineiro ao município.

De um acampamento de um grupo de engenheiros instalado em 1909 às margens da Lagoa Maior. Em 1911 o acampamento cresceu para moradias e criou um povoado, em 1915 então foi criada a Vila de Três Ladoas, ainda parte de Paranaíba, mas emancipada politicamente.

A cidade possui patrimônios históricos que podem ser visitados por turistas, como a Igreja de Santo Antônio, a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, e o Cemitério do Soldado, além dos pontos turísticos naturais como a Lagoa Maior e o Balnerário Municipal Miguel Jorge Tabox.

Personagens históricos também são reconhecidos na cidade, como o Bandido Camisa de Ouro. Antônio Aragão, era conhecido como o bandido da camisa de couro, em razão de sua roupa que era utilizada com frequência, ele foi um pistoleiro sergipano que morava em Santa Fé do Sul com a família e mantinha vínculo com Três Lagoas por conta da sua “profissão”.

Antônio Aragão, teria se envolvido em inúmeros crimes, sendo a maioria motivada por ciúmes ou briga por terras. Antigos moradores garantem que ele matou importantes políticos de Três Lagoas, porém, a história não é confirmada por historiadores da cidade.

Camisa de Couro morreu em 1.961, em frente ao prédio da antiga Prefeitura. Ele foi alvejado e acredita-se que foi vítima de queima de arquivo, a verdadeira causa da morte nunca foi descoberta.

Enterrado no Cemitério Municipal de Três Lagoas, o túmulo do Camisa de Couro é visitado com frequência por moradores antigos da cidade que deixam velas e flores e acreditam que precisam honrar o pistoleiro que fazia justiça com as próprias mãos para defender aqueles, que eram prejudicados por alguém.

 

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO