A segunda dose da vacina Coronavac-Sinovac-Butantan continua atrasada em Campo Grande.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), são 6.159 pessoas aguardando há mais de 28 dias pela dose de reforço da vacina, que protege contra o vírus da Covid-19.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) diz que, no momento, não há previsão de chegada de novas doses e que aguarda recebimento do Ministério da Saúde.
A espera supera o recomendado pelo Instituto Butantan, que é de 28 dias entre as doses. Algumas pessoas chegaram a esperar mais de 50 dias pela dose de reforço.
A SES diz ao Correio do Estado que aproximadamente 128 mil pessoas foram prejudicadas no atraso da aplicação da dose de reforço da Coronavac.
A campanha de imunização contra Covid-19 começou em 18 de janeiro deste ano em Campo Grande.
O objetivo é vacinar 90% da população para diminuir o número de casos, óbitos, internações e conter a pandemia da Covid-19.
Eficácia
A vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac e pelo Instituto Butantan de São Paulo, tem eficácia geral de 50,39%, de acordo com a bula da vacina.
Campo Grande também aplica outras vacinas: Pfizer e AstraZeneca. A partir desta semana, o Estado também aplicará a Janssen.
Vacinômetro
A plataforma disponibilizada pela SES divulga em tempo real a situação do processo de imunização em cada município do Estado.
As pessoas podem informar-se a respeito quantas doses foram aplicadas (dose 1 e dose 2); percentual de vacinados; percentual de imunizados; grupos que já receberam a vacina; entre outros.
Mato Grosso do Sul é o estado que mais vacina no país, de acordo com dados das secretarias de Estado de saúde das 27 unidades federativas.
Segundo dados da ferramenta, 1.395.544 doses foram aplicadas no Estado desde 18 de janeiro de 2021, início da campanha de imunização.
Com isso, 35,84% da população sul-mato-grossense está vacinada e 13,83% imunizada.
Em Campo Grande, já foram aplicadas 336.004 doses da primeira aplicação e 137.369 da segunda.
Com isso, 37,08% da população campo-grandense está vacinada e 15,18% imunizada.
Confira aqui o calendário atualizado de imunização na Capital. Os dados são do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
FONTE CORREIO DO ESTADO