Conforme dados da Diretoria de Registro e Controle de Veículos (Dirve), os três primeiros meses do ano registraram aumento de 16% nas alegações de vendas de veículos usados, em comparação com o mesmo período de 2020.
O Detran-MS registrou 40.688 aquisições de veículos usados nos três primeiros meses do ano passado. Em 2021, o número subiu para 48.399. Já nas alegações de venda, o aumento foi de 17.896 para 20.879, respectivamente.
A diretora da Dirve, Loretta Figueiredo apontou que uma das possibilidades para o aquecimento é a pausa na produção de veículos zero quilômetros.
“A gente sabe que por conta da pandemia a produção caiu bastante nas fábricas, além da facilidade de comprar um veículo já usado, como menor desvalorização, documentação mais barata, entre outros”, diz.
Desde 15 de março deste ano, a alegação de venda – comprovante de transferência de propriedade de veículo – é feita exclusivamente de forma online.
Confira o passo a passo para fazer a alegação:
- Ao acessar o site do Detran-MS;
- Clicar em Portal de Serviços, no canto superior direito;
- No Menu Detran, onde será remetido, cadastre os dados e terá acesso direto a serviços de forma separada.
Para realizar a alegação de venda, basta apenas acessar a aba Veículos.
Conforme o artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro, o antigo proprietário do veículo não deve entregar o documento sem antes tirar cópia autenticada do Certificado de Registro de Veículo ( CRV) preenchido, datado e assinado para comunicar a venda ao Detran.
Dessa forma, é possível evitar transtornos futuros decorrentes de multas ou crimes de trânsito.
FONTE: CORREIO DO ESTADO