O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou nesta quarta-feira (14), a suspensão da licitação da ponte que será construída na cidade de Carmelo Peralta com ligação a Porto Murtinho, sobre o Rio Paraguai.
O adiamento da licitação ocorreu para que o dinheiro, cerca de US$30 milhões, que estava sendo usado para a construção da ponte, seja redirecionado na compra de remédios e insumos em função da crise de saúde instaurada por conta da Covid-19.
A suspensão foi anunciada em coletiva de imprensa nesta manhã no Palácio do Governo. Está prevista uma reavaliação da licitação, porém, no momento, a prioridade do presidente é a saúde.
“Estou levando em conta as possíveis necessidades do nosso sistema de saúde, damos prioridade ao que hoje é mais importante e por isso a instrução de postergar a licitação para a construção da ponte”, disse Mario Abdo Benítez em entrevista.
O acordo previsto entre Brasil e Paraguai definiu que a travessia será construída com recursos da usina hidrelétrica Itaipu Binacional Paraguay.
O presidente justificou que esse dinheiro é de extrema necessidade para o país, que está passando por um de seus piores momentos da pandemia.
Com o agravamento da pandemia, o Paraguai está sob pressão máxima devido ao colapso no sistema de saúde, o País já registrou 240.141 infecções pela doença e 4.978 mortes confirmadas por Covid19.
A ponte será construída pelo consórcio Prointec, formado pelas construtoras Intec S/A, Prosul Ltda e Innovación y Excelencia S/A. A previsão era inaugurar a obra até agosto de 2023. A ponte terá 680 metros de extensão de 12 de altura, o que vai permitir a navegabilidade do Rio Paraguai.
Um dos objetivos da construção dessa ponte é para o desenvolvimento das áreas que há muito tempo vem sendo esquecidas pelas autoridades, a ponte vai interligar Mato Grosso do Sul aos portos chilenos e poderá encurtar a distância para a exportação de produtos para a Ásia, principalmente, a China.
ROTA BIOCEÂNICA
A Rota Bioceânica, que integra os países do Chile, Argentina, Paraguai e Brasil, liga o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico e também passará por Mato Grosso do Sul, no trecho Porto Murtinho-Campo Grande.
O projeto com mais de 60 anos de história, promete trazer alta circulação de mercadorias com valor agregado ao estado e desenvolvimento.
O objetivo é a integração rodoviária entre os oceanos que banham a América do Sul; escoamento da produção para o mercado asiático e desenvolvimento das regiões por onde o projeto passa.
Fonte: Correio do Estado