Já foram abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores referentes ao ano de 2021, e os estudantes que sonham em vivenciar uma experiência completamente fora do comum têm até o próximo dia 7 de março para realizar sua inscrição.

Este ano, conforme informado pela Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil, estão sendo oferecidas 33 vagas no processo seletivo.

O Programa, que conta com bolsas de intercâmbio, é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América.

Desta vez, a previsão é de que a viagem aconteça no mês de julho, porém, ao contrário do que se está habituado, a pandemia da Covid-19 pode fazer com que 20ª edição mude de estratégia.

A alternativa pensada pela Embaixada foi uma espécie de intercâmbio virtual, que, segundo eles, garante uma interatividade inovadora.

Aqueles que tiverem interesse em concorrer a uma das vagas do processo devem, primeiro, preencher os seguintes pré-requisitos de inscrição:

– ter nacionalidade brasileira;

– possuir entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;

– ser aluno do Ensino Médio na rede pública brasileira e já ter cursado pelo menos o 1º ano do Ensino Médio em 2020.

– ter uma boa fluência oral e escrita na língua inglesa;

– ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;

– jamais ter viajado aos Estados Unidos;

– pertencer a família de baixa renda;

– ter excelente desempenho escolar;

– estar atualmente engajado em iniciativa de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses;

Além disto, os alunos também devem possuir espírito de liderança, ser comunicativos, e ter uma boa relação em casa, na escola e na comunidade.

Assim como ressaltou a equipe, os estudantes que iniciarão o 1º ano em 2021 não poderão se candidatar.

Para realizar a inscrição, basta acessar o perfil oficial do Programa Jovens Embaixadores na internet.

Atualmente o Programa Jovens Embaixadores é implementado em todos os países do continente americano. Desde que foi criado, já participaram do programa 677 jovens brasileiros dos mais variados estados.

Dentre aqueles que tiveram a oportunidade de apreender estão dois sul-mato-grossenses, Ana Cláudia Goes Rocha e Felipe Garcia Pavanelli, que tinham 18 e 17 anos, respectivamente.

Os estudantes participaram da 18ª edição do Programa e, na época, cursavam o 7º semestre do curso técnico em Eletrotécnica, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

Mostrando que os requisitos do Programa são levados a sério, os felizardos eram recém empreendedores.

Ana Cláudia ajudou a organizar o IFMS Amigo, uma ação social aberta ao público, já Felipe participou de um projeto de pesquisa ligado ao Centro de Idiomas (Cenid) do Campus do IFMS de Campo Grande, para promover o ensino-aprendizagem da língua inglesa.

Fonte: Correio do Estado