O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou um investimento de R$ 1,32 milhão para o Carnaval de Corumbá em 2025, destinado a fortalecer o maior evento do gênero no estado. Parte deste recurso provém de uma emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira.
O termo de fomento foi assinado nesta sexta-feira (29) pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). Os principais beneficiários deste investimento são:
- Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá)
- Liblocc (Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá)
Retorno
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, enfatizou a importância deste investimento. “Investir no carnaval de Corumbá é investir na identidade cultural de Mato Grosso do Sul, promovendo inclusão, empregabilidade e turismo. É um ciclo virtuoso que beneficia toda a população”.
Além de destacar a riqueza cultural do estado, o evento tem potencial de movimentar a economia local, fomentar o turismo e gerar empregos diretos e indiretos.
Rashid Ahmad, presidente da Liblocc, ressaltou o impacto econômico do carnaval. “Pequenos comerciantes relatam que o lucro obtido no carnaval é suficiente para sustentar suas famílias por até seis meses”.
Preparativos
Os preparativos para o Carnaval de 2025 já estão em andamento. Em setembro, a Liesco já definiu a ordem das apresentações nos desfiles marcados para 2 e 3 de março. Ao todo, 10 escolas de samba irão desfilar. São elas:
- Império do Morro
- Unidos da Vila Mamona
- A Pesada
- Acadêmicos do Pantanal
- Estação Primeira do Pantanal
- Mocidade Independente da Nova Corumbá
- Imperatriz Corumbaense
- Unidos da Major Gama
- Caprichosos de Corumbá
- Marquês de Sapucaí
Além das escolas de samba, haverá participação de diversos blocos carnavalescos, incluindo oficiais, independentes e de sujos. Em 2024, 11 blocos oficiais desfilaram na avenida General Rondon.
Fonte: Correio do Estado