Os estados brasileiros têm investido em inovação e tecnologia no setor do turismo para potencializar seus atrativos. Um exemplo é o município de Bonito (MS) que faz parte da estratégia nacional de Destinos Turísticos Inteligentes (Modelo DTI Brasil).
O DTI foi implantado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro (ICF), para ajudar as cidades turísticas brasileiras a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, de forma inovadora e sustentável.
De acordo com o Diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, além do incentivo federal Mato Grosso do Sul já vem buscando avançar na transformação digital.
“Nós já temos uma plataforma de inteligência turística do Estado, que é um pouco diferente do DTI, que é transformar o destino com tecnologia, com metodologia, mais inteligência e mais conectividade: o Alumiya. Um sistema de inteligência turística mais inovador do país. Ele dá todas as informações relativas ao Estado, desde geração de fluxos, desembarques aéreos, terrestres internacionais, nacionais, emprego, eventos etc”, aponta o diretor da Fundtur-MS.
Na avaliação do diretor da fundação, outros destinos sul-mato-grossenses também podem ganhar destaque no cenário nacional.
“Campo Grande, inclusive, fez parte desse projeto dos Destinos Turísticos Inteligentes na gestão passada do Governo Federal. Acredito que a partir do momento que tiver um resultado positivo e bonito, poderemos replicar esse modelo ou essa metodologia que é internacional, para outras cidades como Corumbá, Aquidauana, Miranda e outras. As cidades precisam entendar que isso na verdade é o futuro, é o presente, trabalhar com inteligência de mercado, inteligência competitiva. E esse é um dos nossos interesses no futuro próximo”, analisa o diretor da Fundtur/MS.
Um exemplo de inovação tecnológica, foi anunciado nesta semana em Corumbá. Conforme noticiado pelo Correio do Estado, a Inteligência Artificial (IA) chegou ao Pantanal sul-mato-grossense. O companheiro de viagem “Chico” vai ajudar a melhorar a experiência dos turistas que visitam o município de Corumbá.
Por fim, a Diretora de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade no Turismo, Bárbara Blaudt, acrecsenta que o DTI oferece atrativos melhores e mais bem preparados para turistas. Um trabalho em conjunto com os municípios para melhorar a comunicação e incluir a comunidade no desenvolvimento dos produtos turísticos locais.
“A gente vem conseguindo que o turista tenha mais informação e melhores experiências colocando tecnologias dentro dos destinos para melhorar a forma de apresentar esse turismo para as pessoas. Isso tudo é um turismo inteligente”, explica a diretora.
Em uma cartilha disponibilizada pelo MTur sobre o DTI Brasil, é possível compreender as vantagens que a tecnologia traz para os destinos turísticos, conhecer casos de sucesso, os eixos metodológicos do programa e muito mais. Você pode acessar a cartilha DTI Brasil clicando AQUI e conhecer a mudança tecnológica que vem sendo promovida pelo país.
Modelo DTI Brasil
É um projeto desenvolvido na Espanha que ajuda as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, com a implantação de tecnologias que tornam os destinos mais acessíveis e sustentáveis.
No Brasil, foi adaptado pelo Ministério do Turismo com o objetivo de impulsionar a transformação digital, melhorar a experiência do turista e aumentar a competitividade de destinos.
Após avaliação de cumprimento de requisitos para se tornarem um Destino Turístico Inteligente, as cidades recebem certificados de “DTI em Transformação” e após implantarem até 80% dos planos de transformação, que abrange diretrizes com foco em: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade, os locais adquirem o Selo DTI.
Recentemente, dez novas cidades brasileiras receberam a certificação DTI em Transformação após cumprirem todas as etapas previstas no edital do MTur e receberam o certificado.:
- Bonito (MS)
- Foz do Iguaçu (PR),
- Goiânia (GO),
- Ponta Grossa (PR),
- Santos (SP),
- Joinville (SC),
- Vila Velha (ES),
- Fortaleza (CE),
- São Luís (PI),
- Gramado (RS)
Belo Horizonte (MG) também foi contemplada pela iniciativa própria de desenvolver um plano de transformação seguindo a metodologia DTI Brasil.
Recentemente São Luís (MA) e Porto Velho (RO) lançaram tecnologias voltadas ao turismo nas regiões. Em São Luís, o ATENAS (Sistema de Inteligência Turística da cidade de São Luís) permitirá acesso em tempo real a informações de perfis de turistas, taxa de ocupação hoteleira, fluxo de visitantes, entre outros. De acordo com a prefeitura, o sistema é uma fonte confiável e abrangente de indicadores turísticos para monitoramento e tomada de decisões fundamentadas, reunindo dados primários coletados pela Setur e pelo Observatório Municipal do Turismo da cidade, completados por fontes oficiais.
Já Porto Velho apostou em um sistema de Inteligência Artificial que facilita o acesso à informação sobre o turismo da região. A MarIA atua como chat inteligente que ajudará moradores e turistas a se guiarem pelos principais pontos do local. A IA é capaz de sugerir pontos turísticos e atividades disponíveis na cidade de acordo com o perfil do próprio usuário, além de responder perguntas de forma personalizada.
Fonte: Correio do Estado