Mato Grosso do Sul e mais cinco Estados devem aderir à nova Carteira de Identidade Nacional, elevando a 23 o número de unidades da federação que a emitirão.
Ceará, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte se somam aos 18 estados que já emitem o documento, sendo:
- Rio Grande do Sul,
- Santa Catarina,
- Piauí,
- Mato Grosso,
- Rio de Janeiro,
- Alagoas,
- Goiás,
- Amazonas,
- Acre,
- Minas Gerais,
- Paraná,
- Distrito Federal,
- Pernambuco,
- Rondônia,
- Paraíba,
- Maranhão,
- Sergipe e
- São Paulo.
No final de novembro, o governo prorrogou pela segunda vez o prazo para adaptação, que agora termina no próximo dia 11. Com os cinco novos estados, somente Amapá, Bahia, Roraima e Pará não vão ter aderido à nova carteira.
O novo RG mantém a separação dos campos de nome de registro e nome social e conta com o campo destinado para o “sexo”, apesar de o governo ter dito no ano passado que abandonaria os pontos.
Situação local
Ainda no segundo dia deste ano, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) sinalizou que essa emissão “poderia ocorrer” após os primeiros quinze dias de janeiro.
Em nota ao Correio do Estado, a Secretaria lembrou que os testes iniciaram no dia 28 de dezembro, aguardando resposta no cadastro da Receita Federal e Ministério da Justiça para realizar alguns ajustes.
“Acredito que conseguiremos, aqui no MS, cumprir o novo prazo para a segunda quinzena de janeiro”, pontua.
Vale lembrar que esse novo modelo de documento estava previsto para ser emitido já a partir de 06 de dezembro. Vários Estados, incluindo MS, não aderiram a essa data, o que fez com que o Governo Federal adiasse para o próximo dia 11 de janeiro (quinta-feira).
**(Com apurações de Ketlen Gomes)
Fonte: Correio do Estado