Balanço Climatológico referente a agosto deste ano, publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mostra que, em Campo Grande, o mês registrou volume de chuva 28% acima da média histórica.

Conforme os dados divulgados, em Campo Grande, a precipitação acumulada na estação automática do Inmet no mês de agosto foi de 37,8 mm.

Houve três dias com registro de chuva maior ou igual a 1mm. A maior precipitação em 24h foi de 19 mm, totalizada no dia 19 de agosto.

Considerando o total de precipitação deste ano até agosto (1.098,2 mm), há um desvio positivo de 240 mm, o que corresponde a 28 % acima da climatologia do período, proporcionado, especialmente, pelos quatro primeiros meses do ano.

Temperaturas

As temperaturas também ficaram acima da média histórica. Conforme o balanço do Inmet, com média de 31,4°C, as temperaturas máximas fecharam o mês em 1,7°C acima da climatologia, que é de 29,7°C.

A maior temperatura do mês foi de 35,2 °C, registrada no dia 10 de agosto.

Enquanto isso, as temperaturas mínimas, cuja média foi de 19,7°C, apresentaram desvio ainda mais significativo, de 2,9 °C acima da Normal Climatológica, a qual é de 16,8°C.

A temperatura mínima do mês foi de 15,1°C, medida no dia 28 de agosto.

Neste ano, a menor temperatura ainda continua sendo a registrada no mês de junho: 5,6°C.

Previsão

Entre sábado (2) e domingo (3) há probabilidade para ocorrência de chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente, podem ocorrer tempestades com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, informa o Cemtec.

Essas instabilidades ocorrem devido a passagem de cavados em níveis médios da
atmosfera, aliado ao transporte de calor e umidade. Além disso, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai favorece a formação de chuvas.

Durante estes dias, estão previstas temperaturas mínimas entre 22 e 25°C e máximas de até 36°C nas regiões sul e leste.

Para as regiões norte, pantaneira e sudoeste, mínimas entre 24-29°C e máximas de até 39°C. Em Campo Grande, mínimas entre 25-26°C e máxima de até 33°C.

Segundo o Cemtec, para a próxima semana, esperam-se chuvas e tempestades com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo devido ao avanço de uma frente fria,
aliado ao intenso fluxo de calor e umidade.

 

FONTE: CORREIO DO ESTADO